Cidadeverde.com

'Fita Branca' ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes

Imprimir

O cineasta austríaco Michael Haneke foi premiado neste domingo com a Palma de Ouro do 62º Festival de Cannes pelo filme "Das Weisse Band" ("A Fita Branca"). O longa era considerado um dos favoritos a conquistar o prêmio.

Eric Gaillard/Reuters

"Das Weisse Band", de Michael
Haneke, ganha Palma de Ouro
do 62º Festival de Cannes
 
Ao receber o prêmio, o diretor agradeceu aos seus produtores "por terem me deixado fazer o filme com total liberdade, o que é raro".

"A felicidade é algo difícil de definir, mas posso dizer que hoje estou muito feliz", acrescentou.

Filmado em preto e branco, com uma narrativa ascética e um rigor fotográfico que corresponde perfeitamente à aspereza da história contada, "A Fita Branca" nos transporta a um povoado do norte da Alemanha no ano que precede o início da Primeira Guerra Mundial.

Na pequena cidade, onde a vida é regida pelos rigorosos princípios morais do puritanismo protestante, autoritarismo e submissão formam o eixo de todas as relações: entre os nobres proprietários de terras e camponeses, entre homens e mulheres, entre pais e filhos.

É verão e época da colheita quando começam a acontecer no povoado uma série de agressões inexplicáveis, cujos autores nunca são descobertos: um cabo estendido quando passava o cavalo do médico local, duas crianças brutalmente espancadas, o incêndio de um celeiro e outros.

O mistério faz surgirem rumores - e, com eles, o medo.

Ao mesmo tempo, o professor do povoado vai percebendo comportamentos estranhos em seus alunos, as crianças da pequena cidade, educadas na reverência e na obediência cega aos pais e submetidas a castigos físicos e a humilhações públicas em reprimenda à mais leve falha, em famílias onde gestos de ternura não existem.

 
Outros prêmios

Hanecke, consagrado com "A Professora de Piano", recebeu ontem (23) o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci, em francês) de melhor filme da mostra oficial do Festival de Cannes.

Na ocasião, o cineasta declarou que não se tratava do primeiro prêmio Fipresci que recebeu.

"Mas este foi o primeiro que ganhei quando tinha apenas 20 anos, com meu filme 'Benny's Video' (1992)", declarou.

O vencedor da Palma de Ouro, que mistura sociologia e sobriedade, acabou ofuscando o também ótimo "À l'origine", de Xavier Giannoli.
 
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: