Cidadeverde.com

Dezembro vermelho: Campanha alerta para prevenção de HIV/Aids e ISTs

Imprimir

O mês de dezembro é marcado pela Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs. Em Teresina, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza atendimento com especialistas e oferece a realização de exames que identificam essas infecções.

“A gente sempre está lembrando e falando em dezembro sobre a prevenção e o enfrentamento ao HIV e Aids. É uma epidemia que ainda existe, passamos dois anos de pandemia e esse ano a gente está tendo um cuidado especial de sempre está aqui lembrando a população e sensibilizando gestores, no sentido de que todos temos que enfrentar a epidemia de HIV que ainda existe”, diz a coordenadora do CTA, Cristiana Rocha.

Segundo Cristiana Rocha, o desafio atualmente é a prevenção e maior número de infectados no Piauí são homens heterossexuais com menos de 40 anos.

“O desafio hoje é a prevenção, a gente tem que ficar atento, não descansar. As estratégias mais conhecidas para prevenir são o uso do preservativo masculino, preservativo feminino. A gente tem a profilaxia pós exposição ao HIV e tem também a profilaxia para exposição”, explica a coordenadora.

A coordenadora aponta ainda que houve uma redução no número de infecções de acordo com o último boletim epidemiológico da Sesapi, mas isso pode representar uma subnotificação de casos devido a pandemia de Covid-19.

O Centro de Testagem e Aconselhamento fica localizado na Rua 24 D Janeiro, nº 124, Centro -Sul e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h30.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais