Cidadeverde.com
Cidades

Ribeira do Piauí festeja aniversário com obras e novos serviços

Imprimir

Localizado a 486 km de Teresina, o município de Ribeira do Piauí completa 27 anos de emancipação política hoje (13). A população comemora o aniversário, contemplada pelo Governo do Estado com obras em diversas áreas. Uma das maiores realizações é na educação.

O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (Proaja) acaba de formar o primeiro grupo de alunos ribeirenses. São aproximadamente 500 pessoas, com idade entre 30 e 70 anos, tiradas da escuridão do analfabetismo. Foram formadas 16 turmas em diferentes pontos do município, uma delas dentro do Assentamento Paulista, situado a 30 quilômetros da sede de Ribeira.

“O último teste-diagnóstico foi realizado segunda-feira e atestou que 496 alunos adquiriram capacidade de ler e escrever” afirmou Luquinhas Miguel, coordenador do Proaja em Ribeira do Piauí.

Segurança Hídrica

Em breve, uma outra parcela significativa da população deve comemorar o acesso a água perene nas torneiras. Através do Instituto de Águas, o Governo do Estado está finalizando o sistema de abastecimento d’água da comunidade Barriguda. Dois poços já estão perfurados, aguardando a implantação da rede de distribuição.

A obra representa uma conquista histórica para os 800 moradores. Atualmente a comunidade é abastecida por um único poço, cuja vazão é insuficiente para suprir a demanda. Algumas casa recebem água, outras não.

Estrada

Outra intervenção importante é a terraplanagem da estrada que liga os povoados Barriguda e Salinas, executada através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Cerca de 33 quilômetros serão recuperados, eliminando as chamadas “costelas de vaca” que atrapalham o tráfego.

“Por ser um entroncamento, muitos comerciantes faziam a volta por Pajeú deixando de entrar em Ribeira devido à condição da estrada. A recuperação deve ter um reflexo econômico muito positivo pra nós” avaliou Lukinhas Miguel, que é também Secretário de Agricultura e Abastecimento de Ribeira.

Esporte e Lazer

Está pronta a primeira quadra de vôlei de areia de Ribeira do Piauí. Fica no povoado Barriguda, ao lado da quadra de futebol society. Os dois equipamentos agora formam um complexo esportivo para a população local, uma opção de lazer e promoção da saúde.

Em breve a comunidade vai ganhar também uma Academia Popular. Os equipamentos já chegaram e a instalação é aguardada.

Da Redação

Imprimir