Cidadeverde.com

Solenidade celebra 40 anos do Campus da UFPI em Picos

Imprimir

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros está em festa, são 40 anos em Picos formando profissionais qualificados e contribuindo com pesquisa e extensão para o município picoense.

Na manhã dessa terça-feira (13), uma solenidade alusiva ao aniversário do Campus aconteceu no auditório Fontes Ibiapina e contou com a presença de alunos, professores, servidores técnicos e do reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes.

“Apesar das dificuldades orçamentárias atuais, nós temos um campus limpo, professores dedicados, alunos estudantes, salas de aulas abertas, todos os setores funcionando inclusive o restaurante com uma cobrança, uma taxa pequena, então o sentimento é de vitória”, disse o reitor da UFPI.

O diretor do Campus, Juscelino Nascimento, ressaltou a importância da universidade para o município picoense e falou sobre a alegria em comemorar essa data, mesmo diante das dificuldades.

“Pra nós é um momento muito festivo de muita alegria, comemoramos quatro décadas de funcionamento da Universidade Federal em Picos, instituição que ao longo dos anos vem contribuindo fortemente para a formação acadêmica de toda comunidade, de toda população do Vale do Rio Guaribas e macro região de Picos”, disse o diretor do Campus da UFPI em Picos.

Quando foi instalada em Picos em 1982, a UFPI funcionava com apenas cinco cursos. Hoje são 11 ofertados, inclusive medicina, sendo o primeiro a ser ofertado no interior do estado. Uma história construída através de muita luta.

“Podemos destacar como avanços dois novos cursos que foram criados: A licenciatura em Educação do Campo e em 2016, o curso de medicina, mas além desses dois novos cursos, os cursos que já existiam aqui desde antes da expansão das universidades, eles vem se consolidando na região com avanços de pesquisa, extensão ensino e da pós graduação, tudo isso é um avanço que nós podemos destacar no nosso campus”, acrescentou Juscelino Nascimento.

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros é o mais antigo campus fora da sede da UFPI que fica em Teresina.  Há quatro décadas, a universidade vem exercendo o papel imprescindível para a formação de profissionais.

Este Campus tem uma enorme contribuição com o desenvolvimento de Picos, atraiu vários moradores para o município, além de contribuir com pesquisas em diversas áreas da ciência.

A professora Maria das Dores está na instituição desde do início. Quem registra uma vida de dedicação a universidade fala quem nem viu o tempo passar.

“Aqui eu vivi grandes emoções aqui eu realizei muitos sonhos mas aqui eu também muitas dificuldades, quando nós começamos o campus temos uma história de luta esse campus já foi fechado então pra ser reaberto é uma luta constante mas e tudo isso eu tenho a dizer que hoje olho pra trás e não percebi que vivi aqui 40 anos que é mais da metade da minha vida”, contou a professora Maria das Dores Sousa.

Quem já está se despedindo das salas de aula fala do orgulho em estudar em uma universidade que tanto contribuiu para a educação pública de qualidade.

“É uma honra está contemplando esse momento e a gente da importância que a universidade aqui na nossa cidade tem pra toda comunidade acadêmica”, disse o estudante de administração, Almir Gabriel.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais