Cidadeverde.com

Pesquisadores encontram fósseis de preguiça pré-histórica em Várzea Branca

Imprimir

Foto: Divulgação/UFPI

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) encontraram fósseis de duas espécies pré-históricas de “Preguiça Gigante” durante um trabalho de prospecção paleontológica em Várzea Branca do Piauí, município a cerca de 600 km de Teresina. 

O trabalho de campo foi realizado em setembro e teve a participação de 15 alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arqueologia,  Ciências Biológicas e Geografia das duas instituições de ensino. A atividade encontrou fósseis de duas espécies de Gliptodonte e um Proboscídeo (Notiomastodon), parentes dos elefantes atuais. 

A pesquisa foi comandada pelo professor Juan Carlos Cisneros, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, e pelo professor Hermínio Ismael de Araújo Júnior, da UERJ. Todo o acervo de vestígios está no laboratório de Paleontologia na UFPI para processo de triagem, limpeza e catalogação.

O trabalho de campo faz parte do projeto “Contribuição à Paleontologia do Quaternário no Sul do Piauí”. De acordo com Cisneros, o organizador da expedição, a região foi escolhida devido ao relato de moradores que, durante a escavação de cacimbas para obter água, encontraram ossos de grande porte.

Além disso, outros mamíferos da Era do Gelo também foram encontrados em outras lagoas da região. Em 2013, após uma escavação preliminar no local, foi encontrado parte do crânio de uma preguiça gigante.

“No total estivemos trabalhando em três lagoas e nas três encontramos muitos fósseis. Fizemos escavações usando maquinaria pesada no fundo da lagoa de Várzea Branca que nesta época do ano fica seca. Com a ajuda de um trator foram feitas trincheiras de dois metros de profundidade e no fundo começamos a encontrar os fósseis que estávamos procurando”, disse o professor. 

A pesquisa encontra-se em fase preliminar. Todo o material coletado começou a ser analisado para que seja possível  identificar a que parte do corpo do animal pertencem os fósseis encontrados, já que não foram encontrados os esqueletos inteiros. 

Breno Moreno (Com informações da UFPI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais