Cidadeverde.com

Coren aprova desinterdição da Maternidade Wall Ferraz após adequações em escalas

Imprimir

Foto: Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu, na tarde desta quinta-feira (12), pela desinterdição dos serviços de enfermagem da Maternidade Wall Ferraz, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. A unidade de saúde havia sofrido intervenção pela inexistência de profissionais durante o turno da noite, aos finais de semana e feriados, no centro cirúrgico, central de Material e esterilização.

Segundo o Coren, durante a 574ª Reunião Ordinária do Plenário, na manhã de hoje, os conselheiros receberam representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar dos ajustes necessários para a desinterdição da unidade. Estiveram presentes a gerente da Atenção Hospitalar, Roberta Berté; a diretora geral da Maternidade Wall Ferraz, Liege Sampaio; e a gerente de enfermagem da maternidade, Maria dos Remédios Pereira. O promotor de Justiça Eny Pontes, representando o Ministério Público do Piauí (MPPI), participou da reunião de maneira remota.

Ainda de acordo com o Coren, a FMS assumiu o compromisso de realizar as adequações necessárias e formalizou um pedido de desinterdição ao Conselho. 

“Reafirmamos nosso compromisso de adequação das irregularidades. Já dispomos de uma escala provisória para o mês de dezembro. A partir de janeiro, essa escala será definitiva. Pedimos ao conselho a desinterdição, uma vez que a principal ilegalidade está solucionada”, solicitou Roberta Berté. 

Após análise do pedido, no fim da reunião, o plenário aprovou a solicitação de desinterdição dos serviços de enfermagem do centro cirúrgico e da central de material e esterilização, e firmará um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a FMS para acompanhar os ajustes e verificar o cumprimento da legislação.

“A documentação apresentada já possibilita o funcionamento do serviço de enfermagem. Vamos continuar acompanhando todo o processo até que as demais irregularidades e ilegalidades sejam totalmente corrigidas. O interesse do Coren é resguardar e proteger os profissionais de enfermagem, que atuam na maternidade, e a sociedade, que depende dos serviços por ela oferecidos”, explicou o presidente do Coren-PI, Enfermeiro Antonio Neto.

A maternidade foi interditada parcialmente na última segunda-feira (12).

Hérlon Moraes (Com informações do Coren)
[email protected]



 

  • maternidade_wall_ferraz_teresina.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ok_022.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • coren_interdição.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • coren_interdição_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • coren_022.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • core.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais