Cidadeverde.com

Guarda Municipal amplia atuação e passa a coibir crimes de maus-tratos a animais

Imprimir

Foto: divulgação GCM de Teresina

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina ampliou recentemente a área de atuação e passa a coibir também crimes de maus-tratos. José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental, explica que o grupo especializado age em casos de flagrante e cita as situações em que a população deve acionar o 153.

"Ao se deparar com um caso de maus-tratos, a população deve nos acionar o mais breve possível. Quanto a casos de crime por omissão em ambientes particulares ou crime de abandono, a orientação é recolher o máximo de provas possíveis (fotos, vídeos, áudios, endereço, placas veiculares, nomes) e se direcionar à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para denúncia e abertura de boletim de ocorrência", orienta o gerente da Guarda Ambiental. 

O grupo especializado foi instalado, em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone 153 é o mesmo para ocorrências de outras naturezas.

Nesta sexta-feira (16), a Guarda Ambiental participou de uma palestra, coordenada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, em uma escola pública da Capital para conscientização sobre os cuidados dos animais. 

Foto: divulgação GCM de Teresina

"Ficamos muito felizes em participar desse projeto piloto e que tem um grande potencial para gerar frutos. Falamos aos alunos do Ceti Didácio Silva sobre a Guarda Municipal e o nosso grupo especializado, a Guarda Ambiental, que atua em casos de resgates de animais silvestres e outras ocorrências ligadas ao Meio Ambiente. Além disso trabalhamos para coibir crimes de maus-tratos, uma demanda muito frequente em Teresina", destaca José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais