Cidadeverde.com

Teresina atinge 15 mil casos confirmados de dengue em 2022, diz boletim da FMS

Imprimir
Foto: Fiocruz
 
A cidade de Teresina atingiu 15 mil casos confirmados de dengue em 2022, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
 
No boletim divulgado no dia 8 de dezembro, a cidade estava com 14.878 mil casos confirmados de dengue. Já no último boletim, com data do dia 16 de dezembro, Teresina já registrava 15.103 mil.
 
A cidade ainda permanece com 11 óbitos pela doença neste ano e 15.919 mil casos notificados.
 
Já a Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito da Aedes aegypti, a capital possui 2.754 casos confirmados, com seis mortes e 3.164 notificações. 
 
No caso do Zika vírus, a cidade permanece com 12 casos confirmados e 124 notificações. Não foram registradas mortes pela doença neste ano.
 
Cuidados
 
Atente-se aos vasos de plantas
  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água
  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta
  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
Higienize recipientes que armazenam água
  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
Tenha cuidado com o lixo
  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual
  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.
 
A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.
 
 
Bárbara Rodrigues
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais