Cidadeverde.com

Motoristas e cobradores voltam a parar atividades na tarde desta quinta-feira

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Atualizada às 11h30 

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina programaram uma nova paralisação de 2 horas para a tarde desta quinta-feira (22). A categoria  não conseguiu viabilizar um acordo sobre o pagamento da quinzena dos profissionais, que deveria ter sido creditada no último dia 20. 

Segundo o presidente do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviarios), Antônio Cardoso, a segunda parcela do décimo terceiro já foi paga. No entanto, há o risco dos trabalhadores virarem o ano sem receberem a quinzena. 

“Na verdade eles ameaçaram que não pagariam o 13º. Mas eles pagaram. Porém, não recebemos a quinzena do dia 20. E não é porque a quinzena está atrasada dois dias, é porque disseram que não vão pagar. Se tiver que pagar, vão pagar só no dia 5 de janeiro. E daqui até lá como é que o trabalhador fica sem salário?”, lamentou Antônio Cardoso. 

A primeira quinzena dos trabalhadores é paga no dia 5 de todo mês e corresponde a 60% do salário. No dia 20, os trabalhadores recebem a segunda quinzena de 40%. 

“Enviamos ofício para o Bruno Pessoa, não tivemos resposta. Para o prefeito e ele não recebe a gente. Conversamos com o André e a conversa dele e que não deve é que se tiver que pagar alguma coisa só em janeiro. E até lá, como a gente fica? Responsabilidade também é do município”, acrescentou o presidente. 

Antônio Cardoso frisou também que duas empresas já pagaram o 13º e o adiantamento: Santa Cruz e Premium.

Foto: Bartolomeu Almeida/TV Cidade Verde 

Atualizada às 10h

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (22) em Teresina. A categoria cobra o pagamento da quinzena, que deveria ter sido creditado na conta dos trabalhadores no último dia 20. 

Devido a paralisação, os ônibus ficaram parados em ruas do Centro de Teresina. Segundo a categoria, o movimento na manhã de hoje foi encerrado às 9h. A tarde, uma nova paralisação de duas horas está prevista, com início às 15h. "A gente vai ficar mobilizado até que resolvam essa situação", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários  Antônio Cardoso.

Os trabalhadores ficaram concentrados nas paradas de ônibus da Praça da Bandeira e em outros pontos do Centro. 

De acordo com Sintetro, a categoria recebeu o pagamento da segunda parcela do 13° Salário, mas até agora o valor na quinzena não foi creditado. 

Um grupo de motoristas foi ao Palácio da Cidade e busca diálogo com o prefeito Dr. Pessoa(Republicanos) ou algum outro representante da prefeitura. 

Foto: Bartolomeu Almeida/TV Cidade Verde 

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETUT) confirmou que realizou o pagamento apenas da segunda parcela do 13° salário. De acordo com o Setut, o pagamento da quinzena só poderá ser efetivado após a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios . 

Veja a nota na íntegra: 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que realizou o pagamento da 2ª parcela do 13º salário aos trabalhadores do transporte público da capital nesta terça feira (20), mas que o adiantamento salarial só poderá ser pago quando a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios contratuais. 

O Setut reitera que a Prefeitura Municipal de Teresina não vem cumprido com sua parte do acordo, que seria repassar aos consórcios municipais o subsídio previsto e indispensável para o devido pagamento do setor. Embora o repasse tenha sido acordado entre a Prefeitura e o SETUT durante audiência no 26 de novembro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o mesmo ainda não foi cumprido por parte da gestão municipal.

 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais