Cidadeverde.com
Política

Rafael Fonteles é empossado governador do Piauí em cerimônia na Assembleia

Imprimir
  • ONZE.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 23.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 22.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 21.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 20.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 12.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • OITO.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 09.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 06.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 04.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 03.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 02.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom
  • 01.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com e Roberta Aline/Ascom

Atualizada às 8h20

O governador Rafael Fonteles (PT) foi empossado no cargo na manhã deste domingo (01) em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A cerimônia, prevista inicialmente para 7h30, teve início somente por volta das 8h. 

Rafael Fonteles chegou ao parlamento estadual  acompanhado do pai, o ex-deputado Nazareno Fonteles (PT),  da governadora Regina Sousa (PT). Logo no início da solenidade elo vice, Themístocles Filho (MDB), fizeram a leitura do juramento. 

Na sequência, o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva(PT), declarou empossados os novos governador e vice-governador do Piauí. 

Em rápida entrevista antes da solenidade, Rafael reafirmou que irá priorizar os mais pobres e áreas como Saúde, Educação e Segurança. 

Outras autoridades como o futuro secretário do ministério do Desenvolvimento Regional, Osmar Júnior (PCdoB). Em entrevista ao Cidadeverde.com, o gestor falou sobre as expectativas para o novo governo. 

“Estamos esperançosos. O governador Rafael é um jovem experiente, foi um grande secretário de Fazenda. Montou uma equipe muito jovem e forte, acredito que o estado vai continuar marchando no caminho do desenvolvimento”, disse. 

O deputado Fábio Novo (PT), cotado para ser o líder do governo de Rafael Fonteles na Alepi, disse que a expectativa é por uma gestão com harmonia entre os poderes. 

“Eu acredito e estou entusiasmado de que vamos viver um momento de respeito ao Estado de Direito. É isso que esperamos de quem é um democrata. O governador Rafael é um democrata, vai fazer um juramento de respeito a Constituição e vamos trabalhar para que a harmonia aconteça”,declarou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Já o novo presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), também revelou o tom que dará na relação com o o governador. Os dois são do mesmo partido, o PT. “São poderes independentes. Apesar de termos alinhamento muito forte com o governador, mas, a Casa terá sua independência e analisará cada projeto, sempre olhando para o bem do Piauí”, disse.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), também compareceu à solenidade na Alepi. O gestor relembrou do alinhamento com o petista no segundo turno das eleições..

“Apoiei o Lula no segundo turno. Com exceção de duas pessoa do meu grupo, Jeová Alencar e Pastor Gessivaldo, apoiamos o Rafael de cabo a rabo”, disse.

A cerimônia de posse  foi encerrada por volta das 9h. Da Assembleia Legislativa, o governador, Rafael Fonteles, e o vice, Themístocles Filho, se deslocaram para o Palácio de Karnak, para participar da solenidade de transmissão do cargo. 

 

Paula Sampaio e Yala Sena 
[email protected]

Imprimir