Cidadeverde.com

Semec espera 92 mil renovações de matrículas na rede; calendário vai até o dia 13 de janeiro

Imprimir

Foto: Ascom/Semec

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) espera 92 mil renovações de matrículas de alunos que já estão na rede municipal de ensino. De acordo com edital divulgado pela Semec, as turmas do 3°, 5°, 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental têm até o dia 13 de janeiro para realizar a renovação.

O secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, explicou que essa é a segunda fase do edital de matrículas. Ao todo, a capital possui 321 escolas da rede municipal.

“O edital de matrículas prevê três momentos, o momento da previsão de matriculas, que já aconteceu, onde os diretores vem até a secretaria mostrar como está seu quadro de alunos. O segundo momento nós estamos nele, que é a renovação das matrículas dos alunos que já são matriculados na rede e esse processo vai até o dia 13 de janeiro”, explica o secretário.

Ainda segundo o edital, as renovações de matrículas da Educação Infantil, 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental, foram realizadas até o dia 23 de dezembro. 

De acordo com a Semec, a renovação é realizada pelo responsável legal do estudante, para atualização do cadastro, principalmente o endereço. No ato, é necessário comprovar o nível de escolaridade do aluno, além de levar certidão de nascimento. 

“A prioridade é inscrever o aluno na escola mais próxima de sua residência, mas caso precise de deslocamento para outra região, a Secretaria garante transporte escolar com monitoria”, informa Reinaldo Ximenes.

Já sobre as matrículas novas, direcionadas aos estudantes que não são matriculados na rede pública municipal de ensino, Reinaldo Ximenes diz que deve ocorrer a partir do dia 23 de janeiro a 10 de fevereiro.  

A Semec orienta que os estudantes deverão ser matriculados próximos de sua residência, considerando o limite de vagas da unidade de ensino.

Veja cronograma das matrículas novas:

  • I e II Período da Educação Infantil:  23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023;
  • Ensino Fundamental Regular (diurno): 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023;
  • Educação de Jovens e Adultos para o 1° semestre de 2023: 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023;  
  • Educação de Jovens e Adultos para o 2° semestre de 2023:  17 a 28 de julho de 2023.

Matrículas online

Em 64 escolas e CMEIs terá a oferta de matrículas novas de forma online, através de uma plataforma da Semec. A relação destas unidades está disponível no Edital de Matrícula Escolar 2023, assim como todas as informações referentes ao processo de matrícula.

“A gente está com esse experimento em 64 escolas e CMEIs de Teresina e essas escolas vão ofertar cerca de 4.800 vagas que vão ser preenchidas de forma online. Você baixa o aplicativo ou então no site da Semec você vai encontrar o aplicativo ‘SIGMA online’”, acrescenta o secretário Reinaldo Ximenes.

Confira edital da Semec

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais