Cidadeverde.com

Guia do Campeonato Piauiense: Sete clubes, jogos em Pedro II e apenas um rebaixado

Imprimir

O Campeonato Piauiense 2023 se apresenta com sete clubes e o ponta pé inicial da competição acontece neste sábado (7), às 15h45min, no estádio Deusdeth de Melo, na cidade de Campo Maior. A partida de abertura terá transmissão da TV Cidade Verde e também no cidadeverde.com e marca o encontro entre os campeões da Série A x Série B do Campeonato Piauiense na última temporada. 

Antes mesmo de começar, o Estadual já está cheio de particularidades. Teve time, infelizmente, desistindo de disputar a competição, caso do Ferroviário do Litoral, por conta de dificuldades financeiras. A boa notícia é que mais uma cidade do estado será contemplada com jogos do Piauiense, já que o atual campeão Fluminense decidiu mandar suas partidas na cidade de Pedro II, na Arena do Guerreiro, e a certeza é que assim como nos últimos dois anos em que aproximamos você torcedor do futebol piauiense, esse ano mais uma vez iremos proporcionar grandes emoções através do Estadual 2023. 

O formato de disputa se mantém. Jogos de ida e volta em 14 rodadas. O G-4 da competição fará semifinal em jogos de ida e volta, mesmo formato da final, dois jogos. Ambos com vantagens em caso de empate para o clube com melhor índice técnico na competição. 

 

Como chegam e quem são os clubes?

 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Eduardo - técnico do Flu-PI

Fluminense 

O Fluminense aposta na temporada 2023 no equilíbrio entre – prata da casa e contratações pontuais. O time terá o ex-atacante Eduardo à beira do gramado, piauiense, assim como toda comissão que está trabalhando no Vaqueiro. O elenco é numeroso, com 30 peças. Nomes remanescentes da temporada 2022 que ajudaram na campanha do título, como o volante Pio os meias Janeudo e Bismarck, zagueiro Lucão e lateral Gean. Completando o grupo, 12 peças promovidas das categorias sub-20 e contratações pontuais. 

O Fluminense optou por mandar seus jogos em Pedro II onde irão contar com apoio em massa da torcida. O time realizou treino aberto no dia 30 de dezembro na cidade, já com público, mas seguirá treinando em Teresina e indo para Pedro II às vésperas das partidas. O primeiro jogo como ‘mandante’ será no dia 14 de janeiro contra o CoriSabbá. O Flu-PI, além do Estadual, irá disputar também Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Foto: Jackson/RiverAC

Gerson Gusmão - técnico River

River

O Galo Carijó entra em mais um ano cercado de pressão, pois 2023 é o quarto ano consecutivo disputando apenas o Piauiense. Em 2022, o ‘quase’ ter chegado as semifinais é algo que ainda incomoda os torcedores Riverinos. A grande contratação do River para a temporada estará à beira do gramado, o treinador Gerson Gusmão, que tem ao longo de sua carreira passagens por Operário-PR, Remo-PA e Botafogo-PB. 

O time teve pouco mais de um mês de preparação e fez três amistosos onde acumulou dois empates e uma vitória. A estreia do Galo na temporada acabou sendo adiada com a desistência do Ferroviário e o primeiro compromisso será no dia 15 de janeiro, domingo, às 9h, contra o 4 de Julho, na cidade de Piripiri. 

Parnahyba

O Parnahyba manteve boa parte do elenco que contribuiu no vice-campeonato Estadual que foi marcado por uma arrancada da equipe do Tubarão no segundo turno. O time manteve também a mesma comissão técnica sob comando do técnico Pedro Manta, que ajudou a dar ao Tubarão, após cinco anos vaga nas competições nacionais – Copa do Brasil e Série D do Brasileiro 2023. 

A principal contratação do Parnahyba foi o atacante Nixon, de 30 anos, com passagens por várias temporadas no Flamengo-RJ. No último ano esteve no Petrolina e na Juazeirense. 

Foto: Luís Junior/Altos

Altos

O tricampeão Piauiense chega para 2023 com muitas mudanças. A palavra renovação define o Jacaré que tem apenas três peças do elenco dos últimos anos e todos os outros nomes são recém-chegados. O Altos fez dois amistosos antes da estreia na temporada que aconteceu antes mesmo do Piauiense, através da Pré-Copa. 

Outra característica do time é a juventude e entre os nomes atuais apenas duas peças acima dos 30 anos – goleiro Cleilton Camilo e o volante Dos Santos. Uma das metas do ano é está na final do Piauiense, já que o viveu a frustração de cair para o Parnahyba na semifinal de 2022. 

Comercial 

A equipe do Comercial demonstrou dificuldades para conseguir montar seu elenco e foi necessário recorrer a uma parceria com empresa do sul – JK Sports para fechar o plantel. Na mesma parceria veio o treinador, José Amaral, carioca de 68 anos. 

A fase de pré-temporada foi extremamente curta, pois se apresentaram somente no dia 19 de dezembro. Apesar disso, realizaram dois jogos amistosos contra o River em que ficaram no empate sem gols no primeiro e foram derrotados de forma elástica no segundo, no Albertão por 4 a 0. Devido as muitas limitações a tendencia é que o mando de campo, no caso, o estádio Deusdeth de Melo, será um dos trunfos ao longo do Estadual. 

Foto: Savyo Rian/4 de Julho

4 de Julho 

O Colorado de Piripiri terá Leandro Campos no comando. O técnico Gaúcho chega para sua segunda passagem no futebol piauiense, pois comandou o Altos em duas ocasiões. O treinador estava com elenco completamente renovado e reduzido no começo do trabalho, mas com a desistência do Ferroviário de disputar a competição várias peças que eram ‘da casa’ foram repatriadas. 

CoriSabbá

O Cori teve algumas dificuldades para montar seu plantel 2023, mas conseguiu manter o técnico Toninho Pesso e alguns nomes que disputaram o Piauiense na última temporada. Para completar o elenco o presidente Anderson Kamar aposta em sua base e promoveu cerca de 16 desses garotos para o elenco principal. 

A Águia de Floriano é o único representante de região Sul do estado. Na temporada 2022, ano que retornou a elite o time passou todo o campeonato flertando com a zona de rebaixamento. A intenção é surpreender e fazer uma campanha mais acima na tabela. Com a desistência do Ferroviário o Piauiense terá mais um clube entre os sete rebaixados, no caso, o sétimo colocado. 

 


Pâmella Maranhão 
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais