Cidadeverde.com

FMS faz alerta para vacinação contra HPV em adolescentes

Imprimir

Foto: Divulgação/FMS 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fez um alerta para a vacinação contra HPV em adolescentes de 9 a 14 anos. Segundo a FMS, o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma gratuita.

“Recomendo a vacinação contra o HPV, pois quando a pessoa adquire o vírus é difícil se livrar dele e a vacinação protege e está disponível pelo SUS”, orienta a infectologista e gestora da Gerência da Divisão em Saúde da FMS, Amparo Salmito.

A vacina tem como função prevenir doenças causadas pelo vírus HPV, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, cabeça e pescoço.

O imunizante oferecido pelo SUS é o quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil e age estimulando a produção de anticorpos necessários para combater o vírus. O HPV é a mais frequente infecção sexualmente transmissível na mulher e no homem.

A assessora técnica da Diretoria de Atenção Básica da FMS, Ayla Maria Calixto de Carvalho, destaca as dificuldades encontradas para a vacinação desse público.

“A vacina foi vinculada à erradicação do câncer de colo do útero e por isso no início era destinado as meninas e depois expandida para os meninos. Por ser um público adolescente a imunização depende de negociação com o adolescente. Teve também a questão cultural porque os pais precisam conversar com os filhos e por ser essa vacina pensada para ser aplicada antes do início da atividade sexual os pais têm dificuldade de falar sobre esse tema”, diz Ayla Calixto. 

A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais