Cidadeverde.com

Parques de Teresina são opção de lazer para as férias; veja os horários de funcionamento

Imprimir

Foto: Ascom/Semam

Parque da Criança

Os parques públicos de Teresina são uma boa opção para esta fase final das férias escolares e pós-festas de final de ano. Os seis parques estão funcionando em horário normal e cada um deles conta com características especiais capazes de agradar aos mais variados tipos de públicos e faixas etárias.

“Outra boa notícia é que o nosso sétimo parque, o Jardim Botânico, na zona Norte, está em reforma após uma ação conjunta da Prefeitura, Secretaria de Planejamento, na pessoa do secretário João Henrique Sousa, e Semam, e logo estará de volta à ativa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Luis André, referindo-se às obras que tiveram início no segundo semestre de 2022.

Entre os parques sob administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), um dos mais procurados é o Parque Ambiental Estação Cidadania, na região central/Cabral. Na esquina das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, este cartão postal de Teresina tem área para piquenique, pista de cooper, parque infantil, lago e paisagismo arrojado, além de quadras esportivas, um ativo calendário cultural e muita animação no fim de semana: são quase 5 mil visitantes em um domingo típico.

Mais bucólica, a Área de Proteção Ambiental Prefeito João Mendes Olímpio – Parque da Cidade, oferece na zona Norte vegetação exuberante e área para atividades esportivas, diversas trilhas abertas para os mais aventureiros, incluindo as que levam até as margens do Rio Poti e o histórico casarão sede da Semam. Árvores centenárias, animais silvestres e uma sensação de estar longe da capital completam a experiência.

Outro Parque Ambiental Encontro dos Rios, também na zona Norte. Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, é lá onde se unem os rios Poti e Parnaíba. O local tem lanchonetes e quiosques de souvenirs e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia, o pescador amaldiçoado pela mãe que virou monstro aquático condenado a afogar sete moças chamadas Maria.

Fechando o tour pela zona Norte, vale a visita ao moderno Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos, conhecido também como Lagoas do Mocambinho. O parque oferece quadras, lanchonetes, pista de corrida e ciclovia. Com quase 5 hectares, tem no centro a majestosa lagoa que o apelida e o torna ainda mais especial.

Já a zona Sul conta com o Parque Ambiental da Macaúba, área de lazer preferida dos moradores da região. O local é uma boa dica fora do circuito turístico tradicional, com suas alamedas arborizadas e atmosfera acolhedora e familiar. Sua área de convivência conta com lanchonetes, uma arena com palco ao ar livre e as pistas de corrida e caminhada são bastante procuradas de manhã e ao cair da tarde.

Na zona Leste está o caçula dos parques da Semam, que completará um ano em fevereiro próximo. Com mais de 10 mil m2 de área, o Parque das Crianças oferece brinquedos e áreas frescas e arborizadas ao lado da Ponte da Primavera. Em outubro, a Semam, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, inaugurou a Horta das Crianças, projeto comunitário sob supervisão do coordenador José Freire e sua equipe que pode ser visitado pelas famílias.

Confira os endereços e horários dos parques:

Parque Ambiental Estação Cidadania
Entrada 1: Avenida Frei Serafim, 110
Entrada 2: Rua Paraíso, 600 (estacionamento)
Seg. à sex.: 5h30 às 10h; 16h às 21h30
Sab., dom., feriados: 5h30 às 22h30

Área de Proteção Ambiental Prefeito João Mendes Olímpio – Parque da Cidade
Avenida Duque de Caxias, 3470, Primavera
Diariamente: 6h às 19h

Parque Ambiental Encontro dos Rios
Rua Desembargador Flávio Furtado, Olarias
Seg. à sex.: 7h às 16h
Sab., dom., feriados: 9h às 19h

Parque Ambiental Matias Augusto de Oliveira Matos
Rua Santa Clara, 1318-1762, Mocambinho
Seg. à sex.: 5h30 às 10h; 16h às 21h30
Sab., dom., feriados: 5h30 às 11h; 16h às 21h30

Parque Ambiental da Macaúba
Rua Vinte e Um de Abril, 1651-1699, Macaúba
Segunda-feira: 5h30 às 10h (apenas a pista de caminhada)
Terça a domingo: 5h30 às 10h e 16h às 21h30

Parque das Crianças
Avenida Raul Lopes, 102, Ininga
Diariamente: 6h às 21h

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais