Cidadeverde.com

Parque Serra da Capivara poderá ser incluído na lista de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

Imprimir

Foto: Yala Sena

O Parque Serra da Capivara poderá estar na lista de candidatos a Patrimônio Natural da Humanidade feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A lista com os sete candidatos ao título é feita em reserva e costuma ser mantida em sigilo. O documento, no entanto, foi obtido pela imprensa e passou a circular pelas redes sociais. A lista oficial deverá ser divulgada ainda neste mês de janeiro.  

Segundo a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues, está é a segunda vez que o Parque Serra da Capivara participa da candidatura. A primeira vez foi no ano de 2003. 

O local já é Patrimônio Cultural da humanidade desde de 1991 pela Arte Rupestre. Agora, quer consagrar-se também como Patrimônio Natural. Para avaliar o ponto turístico do Piauí, a Unesco levará em conta as questões ambientais, como o bioma, a Caatinga, e a sua fauna e flora. 

“O primeiro passo que um país deve dar é fazer um 'inventário' de seus importantes locais de patrimônio natural e cultural localizados dentro de seus limites. O nosso foi feito desde 2003, na primeira vez em houve a candidatura. Depois que um sítio é indicado e avaliado, cabe ao Comitê Intergovernamental do Patrimônio Mundial tomar a decisão final sobre a sua inscrição. Estamos nesta etapa. É interno, não temos acesso aos processos de avaliação”, explicou Marian Rodrigues.

Segundo Marian Rodrigues, que também é doutora em arqueologia, o sítio piauiense, assim como os demais, serão avaliados conforme os seguintes critérios: 

  1. Ser considerado como fenômeno natural ou área de excepcional beleza;
  2. Ser um exemplo representativo de alguma fase relevante na história da humanidade ou da terra como, por exemplo, os processos geológicos;
  3. Representar eminentemente processos ecológicos e biológicos da evolução do ecossistema;
  4. Representar a conservação da biodiversidade ou conter habitats naturais representativos.

Marian Rodrigues ainda explicou que, caso o Parque Nacional da Serra da Capivara seja o eleito, será um patrimônio misto: cultural e natural. No Brasil, existe apenas um único patrimônio do gênero, que é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Além do Piauí, também estão na lista de candidatos, belezas de outros estados como os lençóis maranhenses (MA), o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais