Cidadeverde.com

Gabinete de crise do Piauí já recebeu 18 denúncias contra atos antidemocráticos

Imprimir

O canal de denúncias criado pela Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI) havia recebido pelo menos 18 denúncias relacionadas a atos antidemocráticos até o final da manhã desta segunda-feira (9), foi o que revelou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas e membro do gabinete de crise

De acordo com a autoridade policial, as equipes estão realizando a verificação da veracidade das informações recebidas para, posteriormente, embasar os relatórios de inteligência que serão produzidos. Por conta disso, a orientação é que a população não use o canal de denúncias para compartilhar dados irreais. 

“É importante frisar e pedimos que o cidadão não faça denúncias falsas e inverídicas, porque eles podem responder por falsa comunicação do crime, então nós pedimos para o cidadão nos ajudar a enviar essas denúncias para nos esclarecermos  e identificarmos os piauienses que participaram desses atos antidemocráticos”, disse o delegado. 

O gabinete de crise foi criado após vândalos invadiram as sedes dos três poderes em Brasília, destruindo parte da estrutura dos Palácios da Alvorada, o Congresso Nacional e do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), depredando o patrimônio público. A intenção da SSP é identificar piauienses que teriam participação na ação criminosa.

“Já temos indícios de alguns ônibus que se deslocaram do Piauí para Brasília para participar desses atos antidemocráticos. Estamos fazendo diligências para verificar a veracidade dessas informações. Depois de verificada a veracidade vamos colocar no relatório e colocar para as autoridades competentes”, afirmou Zanatta. 

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, todas as informações apuradas em âmbito nacional serão encaminhadas para a Justiça Federal. “O que for de competência das autoridades de Brasília, vamos encaminhar. Se for o caso, podemos encaminhar ao próprio Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou.  

A SSP também monitora a eventual participação de agentes de segurança do estado nas ações golpistas em Brasília. Segundo o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar, as equipes de inteligência estão monitorando as redes sociais e cruzando informações relacionadas a compras de passagens para o Distrito Federal. 

“Estão monitorando e fazendo uma varredura para identificar pessoas que participaram, tanto civis, funcionários públicos estaduais ou, de forma mais grave, membros da força de segurança do estado. Se for detectado serão tomadas todas as medidas legais. Serão processados e punidos com rigor”, garantiu o militar. 

Ainda nesta tarde, os membros do gabinete de crise da SSP irão participar de um encontro remoto com a equipe de inteligência do Ministério da Justiça para discutir as informações preliminares. O governador Rafael Fonteles (PT) também irá a Brasília para uma reunião com o presidente Lula (PT), convocada pelo Fórum dos Governadores. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais