Cidadeverde.com

SEMDUH vai ampliar exigência da coleta seletiva para bares e restaurantes de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Semduh

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou nesta terça-feira (10) que irá ampliar a exigência da coleta seletiva para bares e restaurantes de Teresina. 

De acordo com a SEMDUH, a partir deste mês, as equipes de educação ambiental da Prefeitura de Teresina visitarão bares e restaurantes de todas as zonas para solicitar a participação desses estabelecimentos na coleta seletiva. 

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), esses estabelecimentos são considerados grandes geradores e devem fazer a correta separação de seus resíduos. 

“Nossas equipes irão, primeiro, fazer uma visita explicando como elas devem proceder. Nosso objetivo não é multar, mas sim educar. Caso haja recusa, aí não teremos escolha a não ser fazer cumprir a lei”, esclarece o secretário Edmilson Ferreira. 

Atualmente, Teresina conta com 22 Postos de Entrega Voluntária, distribuídos por bairros de todas as zonas. São as lixeiras coloridas encontradas em praças, nas quais a população pode descartar papel, plástico, metal e vidro.

Em dezembro, a coleta seletiva recolheu 118,7 toneladas de material, o que representa 16% a mais que o recolhido em novembro. 

Além disso, ainda no mês passado, 415 condomínios realizaram a coleta seletiva. O número vem crescendo desde que a SEMDUH passou a exigir o cumprimento da lei, que obriga os condomínios a praticarem a separação de seus resíduos secos.

"Porém, ainda é um número pequeno perto da quantidade de prédios residenciais que temos. Vamos continuar cobrando essa atitude e fazendo valer a lei. Vamos também expandir essa exigência aos bares e restaurantes da nossa cidade. Por enquanto, temos apenas 33 estabelecimentos desse tipo realizando a coleta seletiva. Precisamos conscientizar os empresários sobre a reciclagem”, pontua Edmilson Ferreira. 

Além dos pontos já citados, outras 11 instituições e 49 empresas praticaram regularmente a coleta seletiva em dezembro, na capital piauiense. No total, o mês de dezembro registrou 530 pontos de coleta.

 

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais