Cidadeverde.com

Presidente do TRE-PI empossa dois desembargadores substitutos para biênio

Imprimir

 

O desembargador José James, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), empossou na terça-feira (10) os desembargadores Aderson Antônio Brito Nogueira e José Wilson Ferreira de Araújo Júnior nos cargos de juízes substitutos, na categoria de Desembargadores, para o biênio 2023-2025.

Durante o evento, o desembargador Aderson Nogueira, afirmou que já atuou como foi Juiz do TRE e que espera fazer um excelente trabalho.

“Tive, quando passei por aqui, minha melhor experiência na magistratura. Foram muitas sessões enriquecedoras devido a essa composição do pleno do TRE-PI, sempre contando com grandes nomes em matéria eleitoral. O TRE-PI soube investir bem na figura humana e tem um trabalho excepcional, com o respeito da sociedade e guardando o devido processo legal. Vamos continuar trabalhando para manter a celeridade dos processos e da boa prestação jurisdicional", explicou.

Foto: Júnior Andrade – IMCOS/TRE-PI

Já o desembargador José Wilson afirmou que é apaixonado pela Justiça Eleitoral. “É um prazer retornar a essa Corte. A passagem por aqui me trouxe uma experiência de vida e profissional que se refletiram no meu trabalho no Tribunal de Justiça. Manifesto aqui minha paixão pela Justiça Eleitoral que tem se refletido inclusive num viés da minha dissertação de Mestrado. Agradeço as boas vindas e me coloco à disposição.”

O presidente do TRE, é o desembargador Erivan Lopes, mas como ele está de férias, foi o desembargador José James que deu posse aos novos juízes. Apesar de estar de férias, Erivan Lopes compareceu à solenidade.

Perfil dos Empossados

 

Desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira

Nasceu no município de Santa Filomena, no sul do Estado do Piauí, no dia 16 de dezembro de 1960.

Cursou Educação Infantil e Ensino Fundamental no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Santa Filomena e concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), em Teresina.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em dezembro de 1985. Trabalhou na Procuradoria Jurídica da Secretaria de Administração do Estado do Piauí e foi Advogado da Prefeitura Municipal de Teresina, lotado na Secretaria de Assuntos Especiais.

Aprovado em concurso público para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, ingressando na Magistratura em 1987. Atuou, inicialmente, como Juiz de Direito Adjunto em Alto Longá, até ser promovido. Como Juiz Titular, exerceu o cargo de Juiz de Direito e Eleitoral em Elesbão Veloso; Canto do Buriti; São Raimundo Nonato e Floriano. Foi removido para Teresina em 2012.

Na Capital atuou na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, onde ficou até ser nomeado Desembargador, pelo critério de antiguidade.

Foi Juiz do TRE-PI, no biênio 2019/2021 e também ocupou o cargo de Juiz Ouvidor Substituto do TRE de 2019 a 2020 e Ouvidor Titular de 2020 a 2021.

 

Desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior

Nasceu em Caxias-Maranhão em 15 de junho de 1972.

Cursou o Ensino Fundamental e Médio em Teresina – PI. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, em 1993.

Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Ciências Humanas e Jurídicas de Teresina; em Direito pela Faculdade dos Cocais; Mestre em Direito Constitucional pelo IDP/Brasília-Teresina e Mestrando pela Universidade Autônoma de Lisboa – Portugal, em convênio com o Fórum – APROCEFPI.

Professor Universitário do Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT; Chefe da Procuradoria Judicial da Procuradoria Geral do Município de Teresina; Chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB; Chefe da Assessoria Jurídica da Fundação Municipal de Saúde, de março de 2009 a março de 2010; Professor Universitário da Associação de Ensino Superior e Tecnológica do Piauí – NOVAFAPI; Vice-presidente e Presidente da Comissão de Exame da Ordem, Seccional da OAB/PI; Procurador-Geral do município de Teresina.

Juiz Substituto do TRE-PI (janeiro a junho de 2014); Titular (junho 2014/junho 2016 e outubro de 2016 a outubro de 2018), Ouvidor Eleitoral por dois mandatos; Secretário-Geral do Tribunal de Justiça do Piauí (janeiro 2019 a janeiro 2021)

Procurador do município de Teresina (janeiro 2000 a dezembro 2021).

Acessou o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí - TJPI pelo Quinto Constitucional, em abril 17 de dezembro de 2021.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais