Cidadeverde.com
Entretenimento

‘O Poeta e sua Hora’ fará lançamentos de CD de Arimatan Martins e livro de Demétrios Galvão

Imprimir

Fotos: Divulgação / Poeta e sua Hora

 

O Poeta e sua Hora, projeto que valoriza a cultura piauiense e nacional, acontece nesta sexta-feira (20), com lançamento de livro e muita música. O evento será a partir das 20h, no Espaço Casa Soraya Guimarães. 

Uma das atrações da noite será a apresentação do primeiro CD de músicas do produtor teatral e letrista Arimatan Martins, que tem um trabalho musical expressivo, fora da sua área principal de atuação, que é o teatro. O nome do álbum é “Os Três Sertões”.

Arimatan Martins, que aniversaria no dia 20, desenvolveu o seu trabalho musical desde o final dos anos de 1970, sendo um dos letristas junto com José Rodrigues e Aurélio Melo, quando foi criado o Grupo Candeia.

O disco transita pelo rock, blues, baião, música de Câmara (Morte em Veneza), jazz com referências em  Miles Davis (Kind of Blue) na música "Seus Olhos São Lindos" e até referências de canções medievais e música celta (Pedra do Sal).

A partir de 1970 até 2020, o autor fez várias parcerias com compositores piauienses, entre eles, Aurélio Melo, Geraldo Brito, Edvaldo Nascimento, Ronaldo Bringel, Garibaldi Ramos, Fábio Crazy, Nando Chá, Durvalino Couto, Sérgio Matos, Luizão Paiva, Zé Roraima, Machado Júnior e Rubinho Figueiredo. Os Três Sertões é um recorte panorâmico e cronológico, em uma trilogia musical. Um disco bastante livre entre rock, pop, baião e outros sons.

 

Os Três Sertões

Ao Cidadeverde.com, Arimatan Martins antecipou que o CD é um registro histórico da sua trajetória na música piauiense. A ideia, segundo Martins, é dividir o trabalho em três CDs, o primeiro intitulado “Os Três Sertões”, onde ele interpretará as músicas que escreveu entre os anos de 1978 e os anos 2000. 

“São quase 50 anos no cenário piauiense. Tenho quase 200 composições e nesse tempo todo 100 foram gravadas. Resolvi juntar isso numa trilogia e estou fazendo um apanhado cronológico. O primeiro CD será referente às produções de 1978 até os anos 2000 e vai transitar entre as três cidades que morei: Floriano, Rio de Janeiro e Teresina”, explicou Arimatan Martins. 

Foto: Divulgação / Poeta e sua Hora

Cada um dos CDs deve ter um total de 7 músicas e estarão em diferentes estilos musicais. À reportagem, Arimatan destacou rock dos anos 80, blues, arranjos de repentes e batidas eletrônicas. 

“Sou um dos maiores letristas da música piauiense. Meu trabalho é de grande contribuição e resolvi colocar meu trabalho onde eu acho que ele merece. Não espero virar uma Shakira ou Madonna ou Lady Gaga, até porque é um trabalho de registro histórico que eu mesmo vou interpretar”, acrescentou Arimatan Martins. 

Reabitar

Durante o evento, o escritor Demetrios Galvão fará o lançamento do seu livro de poemas intitulado "Reabitar". 

Foto: Divulgação / Poeta e sua Hora

Um momento também de destaque na noite será o recital de poesias. Entre os nomes que se apresentarão no evento estão o do humorista Amauri Jucá, Marina Jucá, João Henrique Vieira, Feliciano Bezerra e Kilito Trindade. 

"É muito bom vermos projetos que trabalham com literatura, música, arte, sarau. Ainda mais com literatura. O Poeta e sua Hora tem se consolidado como mais um espaço de expressão da literatura no Piauí”, destacou João Henrique, coordenador do Sarau Tensão, Tesão e Criação.

Para João Henrique, é importante esses momentos porque aproxima o artista do público. 

“Reforça nossa cena literária. E tem acontecido em diversos pontos da cidade. Isso é muito bom. Cada vez mais consolidando nossa cena cultural e literária na cidade”, completou João Henrique.  

Foto: Divulgação / Poeta e sua Hora

Serviço 

O Poeta e sua Hora acontece no Espaço Casa Soraya Guimarães a partir das 20 horas. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível ou R$ 20. O evento é uma produção de Soraya Guimarães e tem direção artística de Arimatan Martins. 

Além do lançamento do CD e do livro, haverá a Banca do Poeta para vender os livros e CDs dos colaboradores. A música será por conta das bandas Os Faustinos, Bia Magalhães e Trio Saravá. 

 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Imprimir