Cidadeverde.com
Política

Piauí comemora 200 anos da Independência com programação em Piracucura e Oeiras

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O Governo do Piauí realiza neste domingo (22), na segunda (23) e terça-feira (24) das comemorações pelos 200 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A programação começará nas cidades de Piripiri e Piracuruca.

O governador Rafael Fonteles (PT) participa do cronograma de atividades. No domingo (22) ele estará nas cidades de Piripiri e Piracuruca. Em Piripiri, inaugura as obras de reforma e ampliação do aeródromo, às 7h25. Depois segue para Piracuruca, onde participa das comemorações dos 200 anos da Independência.

A programação em Piracuruca começa com a realização de culto em ação de graças, às 8h30, na Igreja Cristã Pentecostal. Depois, o governador assiste à missa em ação de graças, às 9h15, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Irmãos Dantas.

Às 10h, Rafael Fonteles faz a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Auditório Municipal Lourdinha Brandão. Na cidade, o governador visita as obras do Complexo Educacional Creche Professora Clarissa, executada pela Prefeitura de Piracuruca.

Confira aqui a lista daqueles que vão receber a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

PROGRAMAÇÃO SEGUE NA SEGUNDA (23)

Já segunda-feira (23), o governador dá seguimento às comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil em Oeiras. Às 20h30, na primeira capital, prestigia a noite cultural na Praça das Vitórias. No dia seguinte, terça-feira (24), às 8h, participa de honras militares e da aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba) – Monumento 24 de Janeiro.

Logo em seguida, às 8h30, Rafael assiste ao culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista e depois, às 9h15, assiste à missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

As comemorações alusivas aos 200 anos de Independência encerram com a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, na Avenida Cônego Cardoso, no Centro de Oeiras.

ESPECIAL CIDADE VERDE

A TV Cidade Verde exibe na terça-feira (24), o terceiro episódio da série que conta a história da Independência do Brasil. O especial será apresentado pela jornalista Neyara Pinheiro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Neste episódio, a parada será em Oeiras, a primeira capital do Piauí, para falar sobre a adesão do município ao movimento de independência. Além de Oeiras, o especial também visitará a cidade de Piracuruca, local onde ocorreu o primeiro embate entre portugueses e as tropas brasileiras.


Paula Sampaio (com informações do governo)
[email protected]

Imprimir