Cidadeverde.com

Rafael Fonteles anuncia construção de monumento pela Independência em Piracuruca

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou neste domingo a construção de um monumento em Piracuruca em homenagem ao papel que a cidade teve na luta pela adesão do Piauí ao processo de Independência do Brasil. O anúncio foi feito durante a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Renascença para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Piauí.

Segundo o governador, o monumento vai ser construído na Lagoa do Jacaré, local onde ocorreu um dos combates entre as tropas de João José da Cunha Fidié e piauienses que lutavam pela Independência em 1823. O confronto antecedeu a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. 

A obra está orçada em R$ 266 mil e deve ser licitada no mês de fevereiro, garantiu o governador. 

"Anuncio aqui que a Secretaria de Cultura finalmente fará o monumento na Lagoa do Jacaré", disse o governador.

Durante a solenidade em Piracuruca, Rafael Fonteles também defendeu a necessidade de ressaltar o papel histórico do Piauí na luta pela Independência do Brasil. 

"Esse é um momento histórico que a gente está vivendo no dia de hoje. Faço questão de realçar porque só assim a gente muda o senso comum, que é repetindo a história verdadeira do Piauí. Quando eu estudei não tinha a ênfase necessária para a história bonita do nosso povo contribuindo para a independência do Norte do Brasil inteiro", destacou. 

Ao se dirigir aos homenageados, o governador agradeceu pelas contribuições para o desenvolvimento do Piauí. 

"Esta medalha que vocês recebem hoje significa o estado reconhecendo que vocês também contribuem para o desenvolvimento e para a Independência do nosso povo. É a Educação, a oportunidade de trabalho que vai deixar o nosso povo verdadeiramente independente", disse. 

Natanael Souza
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais