Cidadeverde.com

Avião que caiu em Mato Grosso é de médico piauiense; três pessoas são presas

Imprimir

Fotos: Divulgação/SSP

 

Atualizada às 17h30

A Polícia Civil do Piauí confirmou ao Cidadeverde.com no final da tarde desta segunda-feira (23) que a aeronave que caiu na cidade Juara, em Mato Grosso, é a mesma que foi roubada em Teresina no dia 14 de janeiro, no Clube do Ultraleve. O avião, modelo Cesnna 206, avaliado em R$ 2 milhões, pertence ao médico Jacinto Lay. 

A Secretaria de Segurança Pública emitiu uma nota confirmando a localização da aeronave e passando maiores detalhes sobre o trabalho investigativo:

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) confirma a localização do avião monomotor modelo Cessna 206, prefixo PT-DQF, roubado no dia 14 de janeiro de 2023, no Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina. A aeronave foi localizada na zona rural do município de Juara, que fica a 638km de Cuiabá (MT). O avião que possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara. 

Ao Cidadeverde.com, o secretário de Segurança Chico Lucas, antecipou que uma equipe do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), composta por dois delegados e peritos, está em Mato Grosso para fazer os levantamentos do caso. Os policiais atuaram na checagem do chassi e outros detalhes da aeronave, que teria sido adulterada pelos criminosos. 

“A equipe saiu de Teresina pela manhã e já está na região para verificar os indícios e saber o grau de envolvimento, para casar com as investigações daqui”, disse o secretário.

 360 litros de combustíveis apreendidos

Ao Cidadeverde.com , a Polícia Civil do Mato Grosso informou que a aeronave tem o mesmo prefixo localizado no diário de bordo e na placa de identificação do avião roubado do médico Jacinto Lay. Os dois tripulantes fugiram, mas outros três foram presos com  seis tambores de gasolina para avião, totalizando aproximadamente 360 litros de combustíveis.

"Durante as diligências na região em que a aeronave caiu, os policiais constataram que o avião foi pintado recentemente, assim como colados alguns adesivos. Em checagem na plaqueta de identificação da aeronave, foi identificado que era divergente da que estava no avião. No interior da aeronave foram apreendidos dois GPSs, um rádio HT, um diário de bordo e uma pasta contendo manuais e carta de rota", informou a Polícia Civil do Mato Grosso.

A aeronave caiu no Mato Grosso após realizar um pouso de emergência na  região de Itapaiuna, no município de Juara. Os dois tripulantes aparentavam ser bolivianos e fugiram do local. Um deles apresentava aparentes lesões na cabeça e na perna, porém negou socorro médico. A vítima que não estava lesionada colocou uma mochila nas costas e saiu a pé, entrando na região de mata.

"A vítima ferida  disse que precisava de um lugar com internet e pegou uma carona, mas no meio do caminho apresentou bastante nervosismo e pediu para descer na estrada, entrando em uma região de pasto com mata nos fundos", informou a Polícia Civil de Mato Grosso que investiga também se o avião estava na região para fins ilícitos, como tráfico de drogas.

Os três suspeitos presos foram localizados durante diligências na região de mata para localizar os tripulantes. Eles estavam em uma camionete Amarok com mochilas com objetos pessoais, celulares, além de seis tambores de gasolina para avião, totalizando aproximadamente 360 litros de combustíveis. 

O trio foi encaminhado para a delegacia Juara. 

Atualizada às 14h10

O médico Jacinto Lay, proprietário do avião roubado no Piauí, confirmou ao portal Cidadeverde.com que a Polícia garantiu que há indícios de que seja seu avião.

Polícia Civil de Mato Grosso identificou uma aeronave adulterada logo após ela cair em uma propriedade rural, na tarde de ontem (22), em Juara (a 709 km de Cuiabá). Dois homens que estavam na tripulação fugiram e não foram localizados.

“A Polícia está investigando e até o final do dia irá confirmar se é a mesma aeronave. A Polícia confirmou que o avião é adulterado e há indícios fortes que seja o meu, com fé em Deus será”, disse Jacinto Lay. 

O Cidadeverde.com conversou com jornalista da região de Juara que informou que o local onde o avião caiu fica cerca de 130 km da cidade. A informação é que o acesso a aeronave é por estrada sem asfalto e que ontem chovia muito na região. 

A Polícia Civil de Mato Grosso foi acionada às 13h de ontem para atender uma ocorrência de acidente aéreo próximo a ponte do rio dos Peixes. A aeronave estava parada em posição final com os pneus para cima. 

Segundo sites da região, testemunhas contaram que dois homens, que estavam na tripulação, caíram correndo com mochilas nas costas. Eles falavam um idioma que não era o português. 

Matéria original

A Polícia Civil do Piauí investiga se o avião monomotor modelo Cessna 206 que caiu no município de Juara, em Mato Grosso é o mesmo que foi roubado no dia 14 de janeiro em um Clube do Ultraleve do Piauí.

O avião monomotor, avaliado em R$ 2 milhões, foi roubado no dia 14 de janeiro deste ano quando bandidos armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, renderam o caseiro e decolaram do local. A aeronave pertence ao médico Jacinto Lay.

No domingo (23) uma aeronave Cessna 206 caiu em Juara, no Mato Grosso, e dois homens que estavam no avião fugiram do local. Testemunhas relataram que eles falavam em espanhol.

Agora a Polícia Civil do Piauí está em contato com a Polícia do Mato Grosso e tenta identificar se é a mesma aeronave. A que caiu possui um prefixo de PT-IXS, enquanto a que foi roubada era PT-DQF. Outra diferença é a pintura vermelha no avião que caiu.

Com a possibilidade de adulteração, está sendo apurado ainda se é a mesma aeronave. “Recebemos a informação sobre essa aeronave, mas ainda não tenho nenhuma confirmação de lá [da polícia de Mato Grosso], que é o mesmo avião. Ainda não temos nada, estamos tentando confirmar”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Greco.

Foto: arquivo pessoal 

 

 

Bárbara Rodrigues, Natanael Souza e Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais