Cidadeverde.com

Governador inaugura novo acesso ao Campus da Uespi em Oeiras

Imprimir

Foto: Divulgação/ Ascom

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (23), a pavimentação asfáltica de acesso ao novo campus Professor Possidônio Queiroz da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no município de Oeiras. As obras foram executadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), sendo aproximadamente 7km (sete quilômetros) de asfalto que ligam o Campus à BR.

O secretário estadual de transportes, Jonas Moura, ressaltou que o investimento foi de R$ 631.884,30 (seiscentos e trinta e um mil, oitocentos e oitenta e quatro reais e trinta centavos) e era uma reivindicação dos alunos e professores. “A obra vai facilitar a vida dos estudantes, professores e de todos aqueles que procuram a instituição. É uma obra importante para a Uespi e estamos felizes em estar entregando em tão pouco tempo esse acesso aos estudantes e à população em geral”, disse.

O governador Rafael Fonteles lembrou que esteve em Oeiras, ainda como Secretário de Estado da Fazenda, na inauguração do novo Campus da Uespi em Oeiras, que contou com emenda do deputado Assis Carvalho. “Essa é uma luta do nosso saudoso Assis Carvalho e de vários líderes, a exemplo do deputado Mauro Tapety e muitos outros que se somaram nesta luta para que a primeira capital tivesse um campus mais adequado da Universidade Estadual do Piauí”, comentou.

“Depois veio a fase dos equipamentos, chegando agora a fase do acesso. Na verdade, são dois acessos, esse que está concluído pela Setrans, ligando o Campus a BR e haverá outro acesso ligando a Uespi à Avenida. Serão dois acessos asfaltados, melhorando assim a mobilidade na região. Dessa forma vamos transformando as cidades do Piauí, com novos campus de universidades, aeroportos, novos asfaltamento e calçamentos”, ressaltou Fonteles.

O chefe do executivo estadual reafirmou a felicidade em retornar à Oeiras como governador e já inaugurar obras. “O principal motivo da visita é o bicentenário da Independência. Amanhã (24) a gente comemora os 200 anos que o Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins, declarou oficialmente a independência em relação a Corte Portuguesa e foi, portanto, o primeiro governador da província. Sendo assim, estamos comemorando os 200 anos do Piauí, com as solenidades, mas também inaugurando obras”, finalizou Fonteles.

Aeroporto de Oeiras

O governador Rafael Fonteles chegou em Oeiras pelo novo aeroporto do município, em voo autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Foram mais de R$ 5 milhões investidos na ampliação, infraestrutura e em equipamentos modernos. O novo aeroporto conta, inclusive, com balizamento noturno, fundamental para salvar vidas através do Samu Aéreo.

APL e noite cultural

Ainda nesta segunda-feira (23), Rafael Fonteles participou da solenidade organizada pela Academia Piauiense de Letras em comemoração aos 200 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil e os 50 anos do Instituto Histórico de Oeiras. Ainda marcou a instalação da Academia Piauiense de Letras na primeira capital do Piauí.

Logo depois, o governador prestigiou a noite cultural, realizada na Praça das Vitórias. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem como atrações o cantor oeirense Vavá Ribeiro e a cantora Adriana Calcanhoto.

Programação do bicentenário da Independência em Oeiras

Na terça-feira (24), a partir das 8h, o governador participa de honras militares e da aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba), no Monumento 24 de Janeiro. Logo em seguida, às 8h30, Rafael participa de culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista. Depois, às 9h15, assiste a missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias.

Fonteles encerra as atividades no município realizando a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, no Centro de Oeiras.

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais