Cidadeverde.com

Saúde menstrual: Conheça os impactos físicos do processo de ovulação

Imprimir

 

Foto: Internet

 

Desde o início desta semana, a série "Saúde Menstrual" orienta sobre os cuidados relacionados à menstruação, as doenças mais comuns envolvendo ciclos irregulares, como identificar possíveis sinais de alerta e quando procurar ajuda médica. Na publicação de hoje, será abordado o processo de ovulação e as implicações para o funcionamento do organismo feminino.

A ovulação é uma das etapas do ciclo ovariano e ocorre quando o óvulo está maduro e é liberado do folículo. Chegando às trompas, segue até o útero da mulher, onde recebe níveis de estrogênio e progesterona, hormônios que desempenham papel que vai muito além da fertilidade. Eles interferem na densidade óssea, na saúde do coração, no metabolismo, na qualidade do sono e na saúde mental.

Em mulheres com ciclo menstrual regular, a ovulação ocorre 14 dias depois do início da menstruação. Conforme a ovulação se aproxima, o corpo aumenta a produção de estrogênio. Isso causa o espessamento do revestimento do útero, o que ajuda a criar um ambiente apropriado para o espermatozoide. Com o estrogênio elevado, ocorre também o aumento repentino do hormônio chamado luteinizante (LH), que causa a liberação do óvulo maduro do ovário, o que ocorre de 24 a 36 horas após o aumento de LH.

O óvulo liberado sobrevive 24 horas após a ovulação e, se não for fecundado, o revestimento do útero será descartado com a menstruação. Após 28 dias, geralmente, a menstruação começará novamente marcando o início do próximo ciclo menstrual.

Durante a ovulação, é comum que a mulher sinta alguns sintomas, como dor leve na parte inferior do abdômen, aumento da temperatura corporal imediatamente ao acordar e mudança na textura do muco vaginal. Essa alteração não indica o dia exato da ovulação, mas sim, um período que se estende de, aproximadamente, um dia antes até um dia depois dela. O muco apresenta uma consistência mais fluida, de cor clara e é quando a mulher tem uma sensação maior de lubrificação. Existem testes rápidos adquiridos em farmácias que identificam o período de ovulação, a partir do perfil hormonal, testando uma amostra de sangue retirada durante a fase lútea.

Os ciclos de ovulação iniciam, juntamente, com a menarca, entre 11 e 16 anos, e seguem até a menopausa, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Entretanto, fatores como o uso de métodos contraceptivos hormonais, que bloqueiam a ovulação, podem influenciar nesse período. A própria gravidez ou gestação também bloqueia a ovulação, assim como as demais etapas do ciclo menstrual. Além disso, a amamentação e algumas condições de saúde, fatores ambientais ou internos, dieta ou mudanças nos exercícios físicos podem também alteram a fase ovulatória.

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais