Cidadeverde.com

Grupo de trabalho de combate à violência de gênero na Ufpi estuda ações

Imprimir

Acontece nesta sexta-feira (03) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para discutir o protocolo de combate à violência e gênero na instituição. O grupo foi criado dia 1º de fevereiro, após manifestações dos estudantes depois que uma aluna foi estuprada e morta em uma sala da universidade

O encontro de amanhã será com o coletivo de mulheres do CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras Ensino). A professora Edna Maria, presidente do GT, informou que o grupo atuará sobre três eixos: prevenção, informativo e erradicação da violência sexual na Universidade Federal do Piauí. 

“É uma comissão que vai começar a trabalhar ouvindo os segmentos da universidade e colhendo todas as contribuições dos técnicos, estudantes, professores e sobretudo dos grupos de pesquisa. Na Ufpi, as questões da violência contra a mulher nunca esteve alheia nas pesquisas e discussões”, informou a professora. 

Ainda de acordo com a presidente, o grupo está fazendo tratativas com diversos movimentos sociais do Brasil para conseguir ajuda nesse processo. 

E para a criação do protocolo de enfrentamento à violência na Ufpi, o GT terá uma audiência com Zenaide Batista Lustosa Neta, Secretária Estadual das Mulheres. “Para que possamos nos juntar e construir um protocolo nosso de enfrentamento à violência”, acrescentou Edna Maria. 

O GT será composto por:

  • Edna Maria Magalhães do Nascimento - CCE/UFPI (Presidente)
  • Maria do Socorro Borges da Silva  - CCE/UFPI
  • Deborah Dettmam Matos - Pró-reitora de Extensão e Cultura - CCHL/UFPI
  • Ana Beatriz Sousa Gomes - Pró-reitora de Ensino de Graduação - CCE/UFPI
  • Kleyson Matos Silva - PRAEC/UFPI
  • Cleania de Sales Silva - Diretora de Governança da UFPI - CCE/ UFPI
  • Elnora Maria Gondim Machado Lima - CCHL/UFPI
  • Flávia Lorenne Sampaio Silva - Superintendente de Recursos Humanos.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Ocupação 

Na terça-feira (31) um grupo de manifestantes ocupou o Salão Nobre da reitoria para reivindicar uma série de ações para aumentar a segurança na Universidade, como a criação de uma ouvidoria para denúncias de casos de assédios. 

Antes do GT para elaboração do protocolo de enfrentamento a violência de gênero, a Ufpi já havia anunciado a suspensão de eventos festivos em todas as áreas da instituição até uma nova deliberação do Conselho Universitário (Consun). 


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais