Cidadeverde.com

Franzé diz que adotará perfil de diálogo na Alepi e promete destravar debates

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), reconduzido ao cargo por unanimidade pelos parlamentares em eleição da Mesa Diretora, afirmou nesta quinta-feira (02) que a sua ascensão ao comando da Casa representa uma vitória contra o preconceito. O petista é o primeiro homem negro a comandar o Legislativo e prometeu destravar debates sobre pautas raciais no estado. 

Franzé Silva também fez referência à Câmara Municipal, que também é comandada por um parlamentar negro, o vereador Enzo Samuel (PTD). O presidente da Alepi  classificou o cenário como um “momento histórico” para o estado. 

“É muito da simbologia para que as pessoas possam imaginar que a Assembleia é uma Casa do povo. Com isso estamos destravando uma tradição da Assembleia para ter uma pessoa que veio do movimento popular, que é negro e que pode fazer uma política diferente, trazendo para dentro do Legislativo o debate de alguns temas que a sociedade precisa. Esse ano é um momento ímpar, o presidente Enzo Samuel está na Câmara e Franzé na Assembleia. Isso significa que estamos vencendo contra alguns preconceitos que precisam ser colocados na lata do lixo de quem pensa em uma sociedade elitista e que não olha para todos. Eu acho que é um momento histórico”, avaliou Franzé, durante a abertura do ano legislativo. 

"Terei perfil de diálogo"

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Franzé Silva disse que terá um perfil de “diálogo”. Ele também acrescentou que pretende a abrir o Legislativo para uma participação ampla de movimentos populares. Conforme apurado pela reportagem com parlamentares da Casa, o deputado demonstrado uma postura politicamente conciliadora, prova do consenso alcançado com aliados do MDB para a eleição em dois biênios entre ele próprio e Severo Eulálio (MDB). 

“Terei um perfil de diálogo, sou uma pessoa do diálogo e que busca abrir, especialmente espaço para os movimentos populares, a Casa estará aberta para a população”, disse. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Entre as mudanças implementadas na Assembleia, o novo presidente disse que vai fazer uma ampla reforma na estrutura do Plenário Deputado Waldemar Macedo. O petista que modernizar e informatizar  o formato das sessões e pretende, inclusive, mudar o horário delas para o período da tarde. Na programação dele também há a realização de novos concursos e sessões itinerantes no interior. 

Relação com executivo 

Acerca da relação com o governador Rafael Fonteles (PT), colega de partido e aliado da base, Franzé Silva disse que existirá um alinhamento “Muito firme e forte”. 

“Temos demonstrado isso ao governador, ontem à Assembleia mostrou-se unida para destravar o debate interno e a possibilidade de forma harmônica fazer o Piauí desenvolver mais”, declarou. 

 

Paula Sampaio 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais