Cidadeverde.com

Programa de aceleração vai apoiar o crescimento de 400 startups piauienses

Imprimir

O governo do Piauí lançou neste sábado (04) um programa de aceleração para startups, que são negócios inovadores. A ação, encabeçada pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), vai contemplar 400 iniciativas, especialmente nas áreas de saúde, educação, agronegócio, agricultura familiar e turismo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e torná-las grandes empresas.

O Programa de Aceleração da Startup Piauí utiliza a metodologia do Institute Technology de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. Piauí e Rio de Janeiro são os únicos estados brasileiros a contar com o suporte e o acompanhamento direto da universidade, que é referência mundial em inovação e tecnologia.

As ideias inscritas serão selecionadas com base no grau de inovação e tecnologia, além da capacidade de solucionar problemas relevantes da sociedade. A partir do momento em que forem escolhidas, as startups serão inseridas no programa e receberão mentoria de um ano por parte do MIT e do Governo do Estado.

O Startup Piauí faz parte do projeto do governador Rafael Fonteles em tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil e gerar 80 mil novos empregos, metas pilares de sua gestão. “Nosso grande objetivo é tornar o nosso estado um grande ecossistema de inovações, e que universidades, empresas, empreendedores e governos estejam juntos gerando oportunidade de trabalho e riqueza para o Piauí”, disse o governador.

Rafael ressaltou que a maior parte das oportunidades de trabalho e renda estão voltadas à tecnologia e, portanto, é necessário investir cada vez mais nesse seguimento. “O Piauí irá apostar fortemente na educação de base tecnológica na rede estadual. Queremos gerar uma verdadeira ‘mania’ da tecnologia da informação em nossos jovens. E, ao mesmo tempo, captar empreendedores de boas ideias e dar cursos, mentorias, colocá-los diante de investidores e de experiências internacionais, para que eles possam progredir”, pontuou.

Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, uma das principais metas com o programa consiste no Piauí ter uma empresa unicórnio, designação dada à empresa que tem faturamento superior a um bilhão de dólares ao ano em pouco tempo de existência. “É um meta ousada e que acreditamos juntos que é possível. Queremos revolucionar o nosso estado, o tornando cada vez mais tecnológico, digital e sendo referência no Brasil como um ecossistema sólido de inovações”, finalizou o gestor.

Ao final da mentoria, as startups de maior destaque irão participar de um programa que busca, através da criação de um fundo de investimentos anjo, oferecer aporte de capital e captação de sócios. Com isso, poderão se desenvolver, ampliar os seus negócios e se consolidar no mercado. O programa contará com o Piauí Angels, anunciado durante o lançamento como um grupo de investidores do Piauí e de outros estados dispostos a contribuir com o crescimento dessas ideias e empresas. Um dos integrantes é o empresário João Claudino Junior, do Grupo Claudino.

Foto: Francisco Gilásio/Ccom 

Programa terá Piripiri como cidade piloto

A primeira atividade do programa será a implantação de um projeto piloto em Piripiri, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de dar maior qualidade e celeridade às consultas médicas.

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz, a ideia é colocar profissionais de qualquer parte do País e do mundo para realizar atendimentos. “Os pacientes de Piripiri serão consultados por profissionais de todas as especialidades, de forma online e diretamente de quaisquer regiões do Brasil e do exterior. Com isso, a população terá melhores condições de atendimento, de diagnóstico e uma prescrição adequada”, frisou o secretário.

 

Natanael Souza (Com informações da CCom)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais