Cidadeverde.com

Judoca Daniel Cargnin fatura medalha de prata no Grand Slam de Paris

Imprimir

Após se destacar na categoria até 66 kg, o judoca Daniel Cargnin agora brilha diante de rivais mais pesados. Neste sábado, ele faturou a medalha de prata no Grand Slam de Paris, um dos torneios mais tradicionais da modalidade, na disputa até 73 kg, categoria em que se enquadrou para o atual ciclo olímpico

Na capital francesa, Cargnin só parou na final, diante do atual número 1 do mundo. O brasileiro foi derrotado pelo georgiano Lasha Shavdatuashvili por ippon.

O rival, além de liderar o ranking na categoria, tem três medalhas olímpicas no currículo. Cargnin tem uma, o bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Para chegar à decisão, o judoca do Brasil deixou pelo caminho quatro adversários. O primeiro foi o cipriota Kyprianos Andreou, por waza-ari. Na sequência, já pelas oitavas de final, despachou o turco Umalt Demirel por ippon. 

Nas quartas, o triunfo foi sobre Urunbayar Odgerel, da Mongólia, em mais um waza-ari. E, na semifinal, ele repetiu a dose, sobre o canadense Arthur Margelidon.

A grande campanha em Paris confirma o bom momento do judoca brasileiro, que já havia se destacado no Mundial do ano passado, já na nova categoria. Cargnin foi medalhista de bronze na ocasião.

Agora, com a prata, já soma bons pontos no ranking olímpico, que definirá os classificados para a Olimpíada de Paris-2024.

O pódio ainda encerrou um jejum recente do Brasil no Grand Slam disputado na França. Nas últimas duas edições, em 2022 e 2021, o time brasileiro passou em branco, sem medalhas.

O Brasil também foi representado neste sábado por Larissa Pimenta, na categoria até 52 kg. Ela terminou em quinto lugar após ter chance de faturar o bronze. Na disputa por medalha, ela foi desclassificada por uma pegada considerada irregular pela arbitragem.

A experiente Ketleyn Quadros, medalhista olímpica em Pequim-2008, terminou em sétimo lugar na categoria até 63 kg.

A bicampeã mundial Rafaela Silva foi a decepção do dia ao cair logo nas oitavas de final na disputa até 57kg, assim como Jessica Pereira. Eric Takabatake também foi eliminado nas oitavas, na categoria até 66 kg.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais