Cidadeverde.com

Rio Marathaoan ultrapassa cota de atenção em Barras, alerta CPRM

Imprimir

Imagem: Reprodução/CPRM

O nível do rio Marathaoan ultrapassou a cota de atenção e se aproxima da cota de alerta no município de Barras, é o que revela o boletim semanal de monitoramento hidrológico da bacia do Rio Parnaíba divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na tarde desta segunda-feira (6).

O comunicado mostra que o nível atual do afluente registrado na estação de monitoramento Pedrinhas é de 346 centímetros, acima dos 320 centímetros da cota de atenção, com “possibilidade moderada de ocorrência de inundação” e relativamente próximo dos 370 centímetros da situação de alerta. 

Embora os níveis dos demais rios monitorados se encontrem dentro da faixa esperada para o período, o órgão ressalta que a previsão de chuvas registradas nas estações de monitoramento de Barão de Grajaú, Teresina e Esperantina apresentam valores acima do esperado de 71%, 21% e 14%, respectivamente.

Se a previsão pluviométrica com maiores volumes na porção mais ao Norte da bacia do Parnaíba nos próximos sete dias se confirmar, o CPRM avalia que pode ocorrer a elevação do nível dos rios nas porções mais ao Centro/Norte do estado. A situação é ainda mais alarmante se considerando o previsto para o período chuvoso. 

“Caso se confirmem as previsões gerais para todo o período chuvoso da ocorrência de chuvas dentro ou acima da média na bacia devido, principalmente, à ocorrência de La Niña, é possível que os rios atingem cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril”, diz o boletim. 

Diante deste cenário, o CPRM seguirá acompanhando o comportamento dos rios da bacia do Parnaíba e emitirá boletins com previsões de curto prazo. Os comunicados devem auxiliar as autoridades competentes na elaboração de medidas de prevenção e remediação.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Barras

Breno Moreno (Com informações do CPRM)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais