Cidadeverde.com

Prefeitura entrega equipamentos ortopédicos e de locomoção

Imprimir

A Prefeitura de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 06 de fevereiro, na praça da Igreja Matriz, a entrega de mais de 100 equipamentos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção para pessoas do município.

A ação teve o objetivo de promover cuidado, autonomia e qualidade de vida à população que sofre com problemas de saúde que dificultam a locomoção.

A distribuição dos equipamentos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção foi possível por meio do projeto Passo à Frente, um programa itinerante desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), que atua em todo o estado através de parceria com a Associação Reabilitar, o Centro de Reabilitação (CEIR) e Secretarias de Saúde municipais.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito, Dr. Elbert Holanda; a primeira-dama e atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Andrea Alves; a secretária de saúde, Sílvia Rodrigues; a secretária de administração, Vera Lúcia; e o vereador Francisco dos Santos (Cebinho), o diretor da ADM de Inhuma, Antônio José Barros (Tatá), e beneficiários do programa.

Na oportunidade, foram entregues 15 cadeiras de rodas, 30 cadeiras de banho, 3 muletas, 14 bengalas, 4 palmilhas, 10 andadores, 3 coletes putti , 3 próteses e 5 órteses.

Durante a entrega, o prefeito Elbert Holanda expressou sua gratidão a todos os envolvidos na aquisição dos equipamentos distribuídos.

“A cidade de Inhuma está sendo beneficiada com um belíssimo trabalho desenvolvido através da parceria entre estado e município no setor da saúde. Na nossa microrregião, Inhuma só perdeu em número de benefícios para o município de Picos, e isso prova que o nosso trabalho está sendo muito bem feito, por isso eu preciso agradecer a todas as pessoas que participaram dessas etapas e fizeram com que esse momento acontecesse. É nítida a felicidade do povo ao receber esse benefício tão útil para a qualidade de vida de cada um”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Sílvia Rodrigues, a população contemplada para receber os equipamentos participou, inicialmente, de um mutirão na cidade de Picos, em 2022, onde realizou o cadastro com dados pessoais. Em seguida, a Prefeitura de Inhuma obteve os nomes dos inhumenses cadastrados e realizou uma busca ativa na região para confirmação das informações.

A secretária ainda afirma que essa é uma forma de incluir e valorizar as pessoas que possuem alguma dificuldade física no munícipio. “Hoje é um dia de grande satisfação para nós inhumenses. A entrega desses equipamentos beneficia a população e mostra o compromisso da gestão com a inclusão e a valorização do ser humano. Esses equipamentos vão mostrar para eles que todos podem se sentir dignos de uma vida saudável e que, através disso, eles poderão ter acesso a muitas coisas que antes eles não tinham”, destacou.

Em discurso, a vereadora e primeira-dama, Andrea Alves, relatou a dificuldade para aquisição dos equipamentos. “Eu participei desse projeto que se iniciou quando eu ainda estava à frente da Secretaria de Saúde. Quem está aqui hoje nessa mesa de honra sabe o quanto foi difícil para que a gente atingisse essa quantidade de aparelhos de locomoção que estão sendo entregues hoje. Foi um longo e árduo planejamento, mas hoje estamos aqui muito felizes por essa realização”, disse.

Em entrevista a nossa reportagem, Gerson de Sousa Leal, que recebeu uma prótese ortopédica, manifestou sua alegria. “Estou muito feliz, pois a partir de agora vou andar melhor. Agradeço ao prefeito e a todos os envolvidos nesta ação”, disse.

Acompanhando a entrega dos equipamentos e os meios auxiliares de locomoção, a aposentada Maria de Fátima, destacou que nunca tinha visto a mesma ação na cidade, o que segundo ela, é de grande importância, pois muitas pessoas não têm condições de comprar. “Parabéns para Inhuma e para esta gestão municipal”, finalizou.

Da Redação

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais