Cidadeverde.com

Ação social incentiva doação de sangue na zona Sudeste de Teresina

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com  

Uma ação social para a coleta de bolsas de sangue está sendo realizada nessa quinta-feira (9) em um colégio técnica no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. Atualmente o estoque do Hemopi está baixo e com a proximidade do Carnaval ocorre uma redução ainda maior no número de doações.

O objetivo da ação é incentivar a solidariedade entre os alunos e moradores  da região.

Leonardo Menezes, coordenador do colégio Grau Técnico,  que é focado na área da saúde, afirmou que essa é a segunda vez que a iniciativa era realizada na escola.

A ação foi bem recebida pela comunidade e no início da manhã mais de 300 doadores passaram pelo local. A doação segue até 17h.

"A nossa instituição tem cursos na área de saúde, enfermagem e estamos iniciando um período que temos muita deficiência na questão do banco de coleta de sangue e decidimos fazer essas iniciativa de poder colaborar um pouco mais, e o pouco que fazemos já vai ter muita importância. Também estamos fazendo o cadastro de novos doadores e também para doadores de medula óssea”, destacou o coordenador.

O aluno Wesley Francisco, de 22 anos, que estuda para ser Técnico de Enfermagem, participou da doação e comemorou a iniciativa. Essa foi a quarta doação de sangue realizada por ele.

"É muito bom salvar vidas, ter esse sentimento que você está ajudando alguém que está precisando da sua ajuda, é ótimo. Doar vem do nosso coração, do sentimento, então salvar vidas é muito bom", afirmou.

O médico do Hemopi, Eduardo Ribeiro, explicou que durante o Carnaval o estoque fica baixo e como atendem a todo estado, é importante que as pessoas não esqueçam de doar.

"Em certos períodos do ano, a demanda de sangue aumenta consideravelmente, o Carnaval é um desses. O Hemopi supre toda a rede pública e privada, então é necessário ter uma quantidade mínima para suprir diante dessa demanda diária e constante, então é importante os doadores estarem presentes e dessas campanhas que são realizadas", pontuou.

Ele disse que no momento o estoque está baixo. " O estoque é maleável, no momento está baixo, devido a essa demanda que observamos todo o ano e então enfatizamos a importância de comparecer para que a gente consiga atender todo o estado", destacou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais