Cidadeverde.com

Missa marcará saída de Dom Jacinto do comando da Arquidiocese de Teresina

Imprimir

Foto: divulgação Arquidiocese de Teresina

Uma santa missa marca a despedida oficial de Dom Jacinto Brito do comando da Arquidiocese de Teresina após mais de uma década. A celebração religiosa será realizada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva), às 17h30, da segunda-feira (13). 

Dom Jacinto Brito, que hoje exerce a função de administrador apostólico, destaca que seu coração está transbordando de gratidão após toda a trajetória como arcebispo. 

“Eu entrego o pastoreio da Arquidiocese de Teresina que me foi confiada pelo Senhor através do Santo Padre, o Papa Bento XVI, com muita gratidão e confiança. Agora passo o pastoreio por mandato do Santo Padre, o Papa Francisco, ao querido e irmão Dom Juarez. Convido a todos os irmãos e irmãs da Arquidiocese, principalmente aqueles com quem trabalhei mais de perto nas pastorais, movimentos, na cúria diocesana e nos setores, para que possam se fazer presentes na nossa catedral, para que em ação de graças agradeçamos ao Senhor por toda essa trajetória”, externou o religioso. 

Faltando poucos meses para completar 11 anos à frente da Igreja Particular de Teresina, Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Brito e nomeou, no último dia 04 de janeiro, Dom Juarez Sousa da Silva como o oitavo Arcebispo Metropolitano de Teresina.

Dom Jacinto Brito foi aposentado compulsoriamente por ter completado 75 anos. Após a posse do novo arcebispo no dia 25 de fevereiro, a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito na Arquidiocese de Teresina. Na igreja, este título é concedido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita.  Mesmo não exercendo funções de governo, continua a participar de atividades pastorais e a colaborar com a missão evangelizadora da Igreja.

Trajetória episcopal na Igreja de Teresina

Na tarde do dia 6 de maio de 2012, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho chegava à capital do Piauí para assumir a sua mais nova missão. Designado pelo Papa Bento XVI como o novo arcebispo metropolitano de Teresina, sob o lema “Por Tua Palavra lançarei as redes”, nestes quase 11 anos seu episcopado ficou marcado pela valorização do protagonismo laical, o fomento de novas vocações, além da criação de paróquias, diaconias e áreas pastorais. 

Foto: divulgação Arquidiocese de Teresina


                                        
Em comunhão com o Santa Padre, o Papa Francisco, que incentiva a Igreja a estar em permanente estado de saída indo ao encontro das necessidades das pessoas, Dom Jacinto criou 17 diaconias, 15 áreas pastorais e 12 paróquias. Com tais ações, a Arquidiocese de Teresina buscou responder aos desafios da atualidade, ajudando aqueles que mais necessitam.

Para atender aos novos desafios pastorais, Dom Jacinto ordenou 56 diáconos permanentes a serviço da Igreja particular de Teresina, homens que são chamados para servir a comunidade nos mais diversos espaços eclesiais, através da pregação da Palavra e da atenção aos menos favorecidos. O arcebispo também ordenou 25 padres, preparando-os para viver a sua vocação, desenvolvendo um trabalho de referência na promoção vocacional na Igreja do Piauí.

No âmbito litúrgico, Dom Jacinto Brito reestruturou a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, incentivando a criação de setores para o acompanhamento e animação direta dos mais diversos serviços e ministérios. Além disso, foi no seu pastoreio que se estabeleceu a distribuição da Sagrada Comunhão nas espécies do Pão e do Vinho, reforçando a força gestual da Eucaristia em todas as missas realizadas em nossa Igreja Particular.

Foto: divulgação Arquidiocese de Teresina

Além disso, Dom Jacinto priorizou o resgate histórico da Arquidiocese de Teresina com a reestruturação do setor de arquivo, além da elaboração da Coleção Sucessores dos Apóstolos e da organização e disponibilização do Guia Arquidiocesano, aproximando dos fiéis as informações eclesiais.

Outras importantes medidas promovidas durante seu episcopado foram a implantação do Tribunal Eclesiástico gratuito, facilitando o acesso dos fiéis à Justiça Canônica, além das criações do Setor Bíblico Arquidiocesano, Capela Universitária São Paulo VI, Associação Padre Pedro Balzi e, mais recentemente, a implantação da Associação dos Médicos Católicos de Teresina.

Entre os eventos arquidiocesanos criados em seu pastoreio, destacam-se a Assembleia do Povo de Deus, Assembleia de Caridade e a procissão do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’, que anualmente reúne uma multidão de fiéis para celebrar a Páscoa.

Ao longo destes anos, Dom Jacinto realizou mais de 20 visitas pastorais missionárias em todas as foranias da Arquidiocese de Teresina com o objetivo de conhecer, de forma direta, a realidade de cada paróquia e suas comunidades locais, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito administrativo e pastoral.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais