Cidadeverde.com

Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca ilegal durante piracema no Piauí

Imprimir

Fotos: Divulgação/Ibama

A Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) no Piauí apreendeu 13 mil metros de rede de pesca usadas de forma ilegal na bacia do Rio Parnaíba nesta de piracema, período de reprodução dos peixes que vai de novembro a março. O material corresponde a cerca do triplo de toda a apreensão realizada na mesma época de 2022. 

Essas redes eram lançadas clandestinamente nas águas do rio causando impactos na reprodução dos peixes. "A malha fina impede que eles atravessem para fazer a procriação, funciona como uma barreira, prejudicando todo o andamento do ciclo reprodutivo do peixe", explicou Rômulo Pedrosa, superintendente substituto do Ibama no estado. 

A ação, coordenada pelo Ibama em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Corpo de Bombeiros, foi executada em dezembro do ano passado e no começo deste mês de fevereiro ao percorrer o Rio Parnaíba entre Santa Filomena e Joaquim Pires. 

Durante as fiscalizações, uma pessoa foi autuada e multada pelo Ibama em R$ 1.080, como prevê a Lei de Crimes Ambientais. "Além dessa taxa administrativa, a multa é encaminhada imediatamente para o Ministério Público, para que essa pessoa responda na esfera judicial", destacou o superintendente substituto do órgão.

Para auxiliar o trabalho dos fiscais, o Ibama reforça o papel da sociedade para ajudar na denúncia e identificação das pessoas envolvidas. Para isso, disponibiliza a Linha Verde onde, através de ligação gratuita no número 0800 061 0800, crimes ambientais podem ser reportados de forma anônima. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais