Cidadeverde.com

Lula volta ao Brasil após encontro com Joe Biden nos EUA

Imprimir

Foto: Ricardo Stuckert

A bandeira do Brasil indica o lugar onde a comitiva brasileira esteve hospedada desde a última 5ª feira (09.fev). A Blair House, edifício para convidados do governo dos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o local, na manhã deste sábado (11.fev), rumo ao aeroporto da capital Washington, para retornar ao Brasil.

Na 6ª feira (10.fev), dia dos compromissos oficiais, Lula se reuniu com Joe Biden em uma reunião bilateral, que durou mais de uma hora. Um encontro onde estavam somente os dois presidentes. A reunião com os integrantes dos dois governos durou quase 2 horas.

"Eu penso que todo mundo sabe da importância de uma boa relação entre Brasil e Estados Unidos; seja a relação do ponto de vista econômico-social, seja do ponto de vista político, seja a relação do ponto de vista da cultura. É muito importante que estejamos juntos", declarou o presidente Lula a jornalistas, após o encontro.

Em posições diferentes, Brasil e EUA lamentaram juntos a invasão russa na Ucrânia e a anexação de partes do território do país. "Eu já tinha falado ao chanceler alemão Olav Sholz sobre a necessidade de se criar um grupo de países que não estão envolvidos, diretamente ou indiretamente, na guerra da Rússia contra a Ucrânia, para que a gente encontre a possibilidade de fazer a paz", ponderou Lula.

Os dois países ainda reforçaram a necessidade de o Conselho de Segurança da ONU ampliar os assentos permanentes para incluir nações da América do Sul, Caribe e África.

O comunicado conjunto, emitido após a reunião na Casa Branca, afirma que ambos os líderes continuam a rejeitar o extremismo e a violência política. Informa ainda que Biden e Lula se comprometeram a combater a fome e a pobreza.

Já sobre o meio ambiente, os norte-americanos anunciaram a intenção de trabalhar com o Congresso - hoje com maioria republicana na Câmara - para fornecer verba a ações de proteção à floresta brasileira, com o Fundo Amazônia. A nota não cita valores, mas garante o comprometimento do governo dos EUA em investir em trabalho com o parlamento.

"Eu senti muita vontade do presidente Biden de participar da construção de um fundo com todos os países desenvolvidos no mundo, para que a gente possa tentar cuidar melhor do nosso planeta", acrescentou Lula.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, que estava na comitiva, se reuniu na capital norte-americana com um grupo de instituições filantrópicas. Entre elas, a Bezos Fund, do bilionário Jeff Bezos; a Fundação Parker, da Califórnia; e a Fundação Ford. Todos, segundo fontes do Ministério do Meio Ambiente, solícitos em ajudar o Brasil na missão de recuperar as áreas degradadas pelo garimpo ilegal.

A nota conjunta indica ainda que Lula convidou Biden para visitar o Brasil, e que o presidente norte-americano aceitou o convite.

Fonte: SbtNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais