Cidadeverde.com

Com 500 novos casos de Aids, Saúde faz campanha de prevenção no Piauí

Imprimir

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Com 533 novos casos diagnosticados de HIV/Aids, no ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis no período do carnaval. O informe epidemiológico aponta que a maioria dos infectados (74%) são do sexo masculino. Teresina, Floriano, Picos, Piripiri e Campo Maior são os cinco municípios piauienses com maior número de notificações de casos da doença no período de 2018 a 2022.

O evento acontece nesta terça-feira (14), no pátio da Sesapi, com a presença do rei e rainha do carnaval de Teresina, distribuição de preservativos, e apresentação musical.

Karinna Amorim, coordenadora de IST’s da Sesapi, destaca que as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis devem ser algo presente na rotina de todas as pessoas, no entanto, o carnaval se mostra como um período oportuno para a intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população.

“A orientação principal é a disponibilização para a população dos meios de prevenção como os preservativos ou a profilaxia após o relacionamento sem proteção, além dos serviços de testagem, acompanhamento e a difusão de informação e orientações. É essencial garantir que todos tenham o acesso aos serviços em todas as etapas e assim tenham a garantia dos serviços adequados e de qualidade”, explica à coordenadora.

Ainda aproveitando a temática de prevenção, a Sesapi participará de ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, importunação sexual e prevenção da gravidez na adolescência.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais