Cidadeverde.com

Diversão com números

Imprimir

Foto: Pixabay


 
Os números causam arrepios em muita gente. O simples ato de relembrar as aulas de matemáticas deixa os cabelos em pé. No entanto, é preciso mudar a perspetiva e entender que os números, no fim das contas, são apenas números. Uma boa solução para mudar a forma com que os numerais são encarados está presente numa série de jogos que utilizam os números de forma lúdica e divertida.

Aqui vão algumas sugestões para mudar a má fama da matemática:

Dominó

Esse tradicional jogo tem 28 pedras, cada uma com uma combinação de dois números. A sua origem indica que tenha provavelmente surgido na China, um ou dois séculos antes de Cristo. Inicialmente eram só 21 peças, com números de 1 a 6. Quando chegou no ocidente, foi acrescentado o “zero”, a pedra branca sem número e, com ela, mais sete pedras com as combinações adicionais possíveis.

As chances de já ter tido contato com o dominó é muito grande, afinal, é um dos jogos mais simples e populares do Brasil. Nele os números não atrapalham, ao contrário servem de símbolos. Tanto que existem inúmeras versões de dominó, especialmente para crianças, que trocam os algarismos por imagens, como animais, objetos ou personagens, e a brincadeira continua funcionando da mesma forma.

Roleta

Outro clássico com números é a roleta, uma das maiores estrelas das plataformas de entretenimento que habitam o ciberespaço. A mecânica não podia ser mais simples: uma roda numerada gira, e uma bolinha de metal é solta. Após algumas voltas, a gravidade atua e a bolinha para em um dos números. Para ganhar, basta escolher o número certo, ou um conjunto em que esteja esse número.

Mesmo não sendo um gênio da matemática, é possível perceber que é mais fácil ganhar quando se aposta em um grupo maior de números, com na cor (preto ou vermelho), ou no tipo (par ou ímpar). Em compensação, uma aposta mais difícil, como um número sozinho, ou uma fileira com três números, oferece maiores prêmios. Normalmente, o que os fãs da roleta fazem é dividir o risco, espalhando múltiplas apostas. Roleta prescinde de matemática, mas ajuda ter uma boa estratégia.

Dudo & Palitinho

Por falar em estratégia, há dois jogos, baseados no mesmo princípio, que usam números, precisam de raciocínio e só um pouquinho de matemática — adição básica.
O primeiro é o famoso jogo de palitinho, no qual cada participante recebe três palitos de fósforo e deve escolher manter na mão fechada um, dois, três ou nenhum palito. Cada participante deve supor quantos palitos há no total, somando as mãos de todos os participantes. O acertador tira um palito da mão, e uma nova rodada começa. Quando alguém ficar sem palitos, é o vencedor.

Foto: Pixabay

Já o jogo Dudo (Duvido, em tradução direta do espanhol) é muito praticado em toda a América Latina, e no Brasil é conhecido como Dado Mentiroso. Cada jogador recebe cinco dados e um copo opaco, e a cada rodada deve lançar os dados, mantendo o seu resultado escondido sob seu copo. Então, cada jogador deve supor quantos resultados de um determinado tipo há no total, somando todos os copos: uno, duque, trinca, quadra, quina ou sena, de acordo com o número nos dados. Por exemplo, duas trincas são dois dados com número três. O jogador seguinte pode aumentar a quantidade ou o tipo (três trincas ou duas quadras), ou duvidar, se achar que o palpite do último jogador ultrapassou a realidade. Para isso ele diz “dudo”, e todos abrem seus copos para conferir quem estava certo. Quem errou perde um dado e ao perder todos, o jogador é eliminado, até que sobre apenas um jogador, que será o vencedor.

Sudoku

Por fim, uma das manias recentes em termos de entretenimento numérico: o Sudoku. Nesse jogo de raciocínio, o objetivo é colocar os algarismos de 1 a 9 em fileiras, colunas e quadrados, sem repeti-los. Para conseguir resolver o quebra-cabeça, é preciso atenção às pistas que, basicamente, indicam os números que não podem ir em determinados lugares e quais devem ir em certas casas.

Há diversos níveis de dificuldade — o que significa mais ou menos pistas — e convém escolher um que seja confortável para sua capacidade de concentração. De outra forma, o Sudoku pode ser extremamente frustrante. E note que, assim como o dominó, os números são só símbolos, que poderiam (e às vezes são) substituídos por letras. Os algarismos, porém, tem a vantagem de ser uma sequência, o que ajuda na visão do problema, e na sua solução.

Por mais que a matemática seja um tabu para alguns, esses jogos ajudam a desmitificar a matéria, além disso, o Sudoku e dominó são dois aliados da boa memória. Esses jogos exigem atenção, foco e faz com o cérebro trabalhe e produza enzimas importantes para manter a mente em dia. É só se pôr a jogar!

 

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais