Cidadeverde.com

Cerca de 300 mortes por Covid-19 são notificadas após busca por óbitos no Piauí

Imprimir

Foto: Claudio Furlan/Estadão Conteúdo

Cerca de 300 mortes por Covid-19 foram notificadas após busca por óbitos no Piauí. Os dados são referentes aos anos de 2021 e 2022 e foram identificados durante 'varredura' do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs PI), da Secretaria de Saúde do Estado de Piauí (Sesapi). Anteriormente, os casos eram contabilizados como suspeitos e só agora houve a confirmação da causa da doença. 

“Estes óbitos ainda não haviam tido o fechamento no sistema oficial e, portanto, não poderiam ser incluídos no número total de mortes para Covid-19, uma vez que para finalizar um óbito por Covid-19, no sistema do Ministério da Saúde, é necessária a adoção dos seguintes critérios de análise: declaração de óbito; resultados de exames laboratoriais e/ou imagem e parecer da análise clínica e/ou autópsia. Em alguns casos, as mortes podem levar um período mais longo de análises”, explica a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ester Miranda. 

Os números constarão no Boletim Epidemiológico da 7ª Semana Epidemiológica de 2023 que será divulgado na terça-feira (21). 

Dos 285 óbitos que foram confirmados em decorrência da Covid-19, 163 ocorreram no primeiro semestre de 2021 e 112 no segundo semestre. Em 2022 foram 10 óbitos no primeiro semestre. 

De acordo com o levantamento, as cidades que contabilizaram a maior parte dos óbitos foram Teresina (115), Piracuruca (11), Parnaíba (08), Piripiri (07) e José de Freitas (06). Os outros 138 óbitos foram registrados em diversas cidades do Piauí. 

Estabilidade

Mesmo com a inserção dos 285 óbitos, o painel de mortes por Covid-19 continua em estabilidade no Piauí.

O Boletim Epidemiológico da Covid-19, referente à 6ª semana epidemiológica do ano de 2023, período referente aos dias 05 a 11 de fevereiro, aponta uma estabilidade no número de óbitos em decorrência da Covid-19, o que equivale a 0% na média móvel, e queda de 28% no número de casos.

 

Graciane Araújo
[email protected]
Com informações Sesapi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais