Cidadeverde.com

Órgão faz votação teste para eleição de novo defensor Público Geral

Foto: Ascom

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou  por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação (TI), sob a coordenação da Comissão Eleitoral responsável pelo processo, a votação teste para o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí – Biênio 2023/2025. O objetivo do procedimento foi garantir o pleno funcionamento do sistema virtual destinado a possibilitar a votação.

A votação teste está prevista no Artigo 6º, Capítulo IV do Edital CSDPE Nº 02/2022, que trata sobre a referida eleição. No teste foi proposta a escolha do principal ponto turístico de Teresina, colocando em votação a Ponte Estaiada, o Encontro dos Rios, o Theatro 4 de Setembro e o Parque da Cidadania, podendo cada Defensor e cada Defensora escolher até três opções, para compor a Lista Tríplice. O tempo do teste foi o mesmo da eleição que ocorrerá no dia 24, das 9 às 15 horas.

Foram computados 85 votos, dos 114 Defensores e Defensoras aptos a votar, ocorrendo no decorrer do processo apenas uma intercorrência, prontamente sanada pela Coordenação de Tecnologia da Informação. Ao final do tempo de votação a apuração indicou 62 votos para a Ponte Estaiada, correspondendo a 34,25%; 50 votos para o Encontro dos Rios, correspondendo a 27,62%; 40 votos para o Theatro 4 de Setembro, correspondendo a 22,10%. O quarto colocado foi o Parque da Cidadania que obteve 29 votos, o que corresponde a 16,02%. Não foram registrados votos em branco. O total de abstenções corresponde a 29.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação da DPE/PI, George Vítor de Carvalho Santana, o procedimento serviu para verificar o pleno funcionamento do sistema E-Voto, aplicação utilizada pela Instituição e que visa gerar segurança e eficiência no processo eleitoral interno. “O teste realizado hoje buscou averiguar o funcionamento do sistema que será utilizado no processo de eleição para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral do Estado do Piauí, que acontece no dia 24 de fevereiro. No procedimento de teste conseguimos averiguar se as Defensoras e Defensores conseguiram acessar a aplicação, bem como fazer ajustes na plataforma, possibilitando proceder a votação dentro do esperado ”, concluiu.

A eleição da Lista Tríplice acontecerá na modalidade remota, no dia 24 de fevereiro de 2023, das 9h às 15h, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Superior da Defensoria, durante sua 182ª Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de dezembro de 2022, tendo na Presidência a Defensora Pública Sarah Vieira Miranda;o Defensor Público Dárcio Rufino de Holanda na Vice-Presidência e a Defensora Pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa, como Secretária. A Comissão tem ainda, como suplente,  o Defensor Público Sílvio César Queiroz Costa.

Estão deferidas as inscrições abaixo relacionadas em ordem alfabética:

  • Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior
  • Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro
  • João Batista Viana do Lago Neto
  • Marcelo Moita Pierot

Da redacao
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: