Cidadeverde.com

Iris de Araújo, ex-deputada federal e ex-primeira dama de Goiás, morre aos 79 anos

Imprimir

Foto: Divulgação/ Agência Câmara

A deputada federal e primeira dama do estado de Goiás Iris de Araújo Rezende morreu nesta terça-feira (21), em Goiânia, aos 79 anos. Ela foi casada por mais de 50 anos com o governador de Goiás Iris Rezende, que morreu em 2021. Dona Iris, como era chamada, deixa três filhos.

A assessoria do Hospital Israelita Albert Einstein afirmou em nota que Iris morreu em decorrência do agravamento de doenças pulmonares prévias.

Uma das filhas escreveu em rede social que Iris passou por cirurgia no domingo (19) e seu pulmão não resistiu.

Iris foi primeira-dama de Goiânia em três ocasiões desde os anos 1960 e primeira-dama de Goiás duas vezes.

Filiada ao PMDB (hoje MDB) desde 1980, estreou ela própria em eleições na disputa presidencial de 1994, quando foi vice na chapa encabeçada por Orestes Quércia. 

Depois disso, assumiu em duas ocasiões, 2003 e 2006, uma cadeira no Senado, como suplente de Maguito Vilela.

Em 2006, elegeu-se deputada federal por Goiás, sendo reeleita quatro anos depois.

Fora isso, presidiu o diretório regional de Goiás do MDB, de 1995 a 1998 e, assumiu, interinamente, a direção nacional da sigla de março de 2009 a janeiro de 2010.

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) decretou luto oficial de três dias no estado.

"Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano", escreveu em rede social.

Atual presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi também lamentou a morte. "Dona Íris sempre teve forte atuação nas áreas social e cultural, e na defesa da democracia. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Goiás", declarou.

 

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: