Cidadeverde.com

Em Picos, árvores Nim poderão ser extraídas de canteiros da BR-316

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

No município de Picos, a unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Prefeitura Municipal estão dialogando sobre a necessidade de remoção de árvores Nim plantadas em canteiros da BR-316. A iniciativa visa amenizar os transtornos provocados com o plantio da árvore que prejudicam o tráfego de veículos: falta de visibilidade, crescimento da planta que compromete a rede elétrica, canteiros e pavimento destruídos pelas raízes.

O Cidadeverde.com/picos entrevistou o suspervisor do Dnit de Picos, engenheiro Elvo Marton Lima. Ele explica que a solitação de remoção foi feita em 2021 à Prefeitura e, desde então, os órgãos tem dialogado para deliberar ações. 

"A gente tem mantido comunicação com a Prefeitura Municipal de Picos porque temos verificado que a planta Nim presente nos canteiros na BR-316, na travessia urbana de Picos, tem ocasionado alguns problemas no pavimento, acostamento e também problemas relacionados à sinalização vertical que precisa ter um visibilidade de certa distância. Os pés de Nim tem danificado o meio-fio e agora com o contrato novo estabelecido vamos fazer a reforma dos canteiros. Sabemos que a Prefeitura também compreende essa necessidade, os secretários com quem conversamos também concordam, mas em razão de outras demandas não conseguimos fazer essa remoção das árvores. Agora diante da necessidade vamos proceder pela retirada. Mas tudo com parceria, responsabilidade que é o que se espera de órgãos públicos", explicou Elvomarton Lima.

Supervisor do DNIT - Elvo Marton Lima

O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, relatou que a pasta é ciente dos problemas ocasionados pelo Nim e que poderá emitir um parecer sobre a situação.

"Tivemos uma primeira reunião com o Meio Ambiente, DNIT. Ficamos em chegar a algo determinado sobre a retirada do nim dos canteiros da BR-316. A Defesa Civil poderá sim fornecer o parecer sobre o risco que a planta oferece, mas é preciso se fazer um estudo de como será feita a remoção", frisou.

Secretário de Defesa Civil - João Araújo

Nos próximos dias, uma nova reunião entre os órgãos envolvidos - DNIT, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil - deverá ser realizada para tratar sobre o tema. Devido a obra de reforma dos canteiros da rodovia que está prevista para acontecer em meados de março, tão em breve alguma decisão deverá ser tomada. 

Em alguns trechos, a Prefeitura Municipal tem feito a substiuição das árvores Nim por outras espécies. Além disso, o governo municipal tem atuado para que a retirada ocorra de forma gradual, mediante o plantio de novas árvores. 

Prefeitura emitiu ofício ao Dnit respondendo sobre solicitação de remoção das árvores

 

Paula Monize

[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais