Cidadeverde.com

Município e SEJUS querem reeducandos no combate à dengue em Teresina

Imprimir

Foto; Ascom

Representando o prefeito Doutor Pessoa, o engenheiro Edmilson Ferreira se reuniu com o secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, para discutir um novo acordo entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado, para aproveitamento dos egressos do sistema penitenciário na limpeza pública da cidade, especialmente no combate à dengue.

A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS). Edmilson Ferreira ressaltou a importância de poder contar com o trabalho dos reeducandos nos serviços relacionados à limpeza.

“Ano passado, nós fizemos um acordo que foi bastante proveitoso. Os reeducandos, monitorados por toda uma equipe de segurança, realizaram os serviços de capina e varrição nas escolas públicas municipais, acelerando o processo de limpeza desses locais e eliminando os focos de dengue. Queremos contar novamente com essa ajuda, logicamente realizando os ajustes que o novo secretário de Justiça considerar necessário”, pontuou o engenheiro.

Bastante receptivo à solicitação, o Coronel Carlos Augusto pediu o prazo de 30 dias para reorganizar o acordo e poder liberar o pessoal necessário.

“Vamos fazer algumas adequações, como implementar o uso da tornozeleira eletrônica para reforçar o monitoramento dos egressos que irão trabalhar nesse serviço e rever outras questões importantes, como transformar esse acordo em Lei, como acontece em vários outros estados. Temos total interesse nessa parceria porque nossa meta é ocupar os detentos, colocá-los para produzir para que eles possam voltar ao convívio social com mais condições de trabalho”, considera o secretário da SEJUS.

O gestor calcula que poderá dispor de até 600 egressos do sistema prisional para o serviço público e afirmou que a parceria poderá, inclusive, se estender para novas áreas.

“Não podemos ter preconceito com os detentos. Ressocializar é necessário e precisamos ensiná-los a produzir. É nesse modelo participativo que acreditamos. A Lei já está pronta e estamos aguardando apenas a aprovação”, destacou o Coronel.

Para finalizar a discussão sobre a parceria, será marcada uma nova reunião, com a presença do prefeito Doutor Pessoa, na próxima semana.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais