Cidadeverde.com

Líder comunitário é preso por integrar grupo que realizava sessões de torturas em jovens

Imprimir

Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de torturarem quatro jovens do bairro Santa Maria da Codipi, que supostamente realizavam roubos na região da invasão Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. Eles também são suspeitos de um homicídio. Entre os presos está um líder comunitário da invasão Boa Esperança, identificado como Valmir. A Polícia informou que os três presos são integrantes de facção criminosa. 

A prisão foi realizada nesta terça-feira (28) pela Gerência de Polícia Especializada, coordenada pelo delegado Tales Gomes.

Segundo a polícia, os jovens torturados foram acusados pelos supostos membros de facção de furtarem um aparelho de ar-condicionado de uma igreja evangélica da região.  “São criminosos da região que cometeram crimes de furto. A facção pegou, sequestrou eles e um dos objetivos, além de reprimir, era que eles entregassem o ar-condicionado de uma igreja evangélica que fosse subtraído”, confirmou o delegado Tales Gomes. 

Os quatro jovens foram capturados e levados para um matagal, onde foram espancados com 40 golpes de madeira e foram obrigados a fazer juramentos de lealdade a uma facção.

De acordo com a polícia, o líder comunitário que teria participado da ação não agrediu os jovens, mas teria dado ordens para que os agressores batessem nos quatro. “Além da ameaça, humilhação e alusão a facção, cada um pegou 40 lapadas”, acrescentou o delegado. 

Com apoio do 22º DP, a Gerência de Polícia Especializada conseguiu um vídeo que mostra os quatro jovens sendo torturados pelos membros de facção, e assim os suspeitos foram identificados. 

Foto: PC-PI

Foram presos os homens conhecidos como Arcanjo, o líder comunitário Valmir e Raí, conhecido como China

A Polícia identificou cinco homens suspeitos de participarem da tortura. Nesta terça-feira foi realizada a prisão de três homens: o líder comunitário Valmir, além dos suspeitos identificados apenas como Arcanjo e Raí. Os três já prestaram depoimento e estão à disposição da Justiça. Outros dois suspeitos ainda não foram presos porque não foram localizados, mas há mandados de prisão em aberto. 

Assassinato 

De acordo com a polícia, no vídeo que mostrava a tortura, os policiais conseguiram indícios sobre outro crime, o assassinato de Yure de Assis Oliveira Cardoso, de 17 anos, ocorrido no dia 10 de fevereiro na invasão Boa Esperança.

A polícia tem provas robustas da participação de pelo menos um dos detidos hoje na morte de um adolescente de 17 anos. Em um vídeo que está em posse da Polícia o suspeito aparece espancando a vítima com um pedaço de madeira, o mesmo modus operandi utilizado para torturar os jovens no início de janeiro.

 

 

Bárbara Rodrigues, Tiago Melo e Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais