Cidadeverde.com

Governo vai lançar “pacote” para melhorar atuação nos Distritos e contra a criminalidade

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

O governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, vão anunciar oficialmente nesta sexta-feira (3) as primeiras medidas para tentar melhorar as ações da Polícia. A ideia é lançar um pacote de medidas contra a criminalidade e solucionar gargalos nas delegacias como registros de boletins de ocorrências, atrasos em inquéritos e combate as facções. 

Veja as principais ações:

Criação de 9 delegacias especializadas no combate às facções criminosas;

Transformar o Greco em Draco (Departamento de Repressão ao Crime Organizado);

Criação de Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF);

Corregedoria será vinculada agora a Delegacia Geral e não mais ao Secretário de Segurança Pública;

Expandir o registro de BO para outras instituições;

Que a população possa fazer registro de BO através de WhatsApp; 

Nomeação de 10 novos delegados;

O governador irá anunciar as novidades, às 11h, durante solenidade no Palácio do Karnak.

Funcionamento das nove delegacias

Teresina terá quatro delegacias especializadas, enquanto os municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus terão uma em cada. 

"A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também", explica Chico Lucas.

Já o DRACO surge a partir da necessidade de uma unidade na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Piauí especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas. 

"O objetivo é reprimir e investigar, especialmente, crimes de lavagem de dinheiro, de extorsão mediante sequestro, de furto ou de arrombamento a caixas eletrônicos, de roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores, quando demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas", disse o secretário de Segurança.

O NARFF, por outro lado, deve sua criação ao elevado número de ocorrências relacionadas a roubos e furtos de aparelhos celulares, e a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime. 

"A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados", destaca Chico Lucas. 

Ainda na sexta-feira, o governador Rafael Fonteles autoriza a nomeação de novos delegados, que estão finalizando o curso de formação para assumir as unidades desguarnecidas. 

"Temos trabalhado incansavelmente na prisão de criminosos e na apreensão de armas de fogo. Em fevereiro, tivemos redução em 25% no número de mortes violentas intencionais (MVI) no Estado. Mas é claro que a nossa meta não é apenas diminuir, e sim erradicar. Estamos engajados em fazer o melhor trabalho possível para levar segurança e paz aos piauienses", afirmou o secretário.

 

Flash Yala Sena (Com informações da Segurança)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais