Cidadeverde.com

Falta de kits de exame de calazar dificulta combate à doença em Teresina

Imprimir

O atraso no envio de kits pelo Ministério da Saúde para a realização de exames sorológicos em cães está dificultando o trabalho de combate ao calazar em Teresina. Para proceder o inquérito sorológico em cães, a Fundação Municipal de Saúde – FMS, da Prefeitura de Teresina, utiliza dois tipos de kit: o Elisa e o Rifi; mas, no momento, apenas o último está sendo utilizado, o que provoca demora na descoberta do diagnóstico.

 

Normalmente, com a utilização dos dois kits, a Gerência de Zoonozes – Gezoon consegue diagnosticar cerca de 400 cães por dia, mas como as novas remessas do kit Elisa estão suspensas e só retomarão em agosto, essa quantidade caiu para a metade, segundo informou a gerente de leishmaniose, Rosângela Cavalcante. Ela explicou que, embora não seja um determinante, o Elisa é um teste de triagem que ajuda na obtenção mais rápida do diagnóstico. Já o Rifi determina com segurança se o cão está infectado ou não. Cerca de 15% das amostras analisadas com o Rifi têm resultado positivo.

 

Mesmo com as irregularidades nas remessas dos kits, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Teresina vem conseguindo conter o avanço do calazar em animais no município.O percentual de 5% de animais infectados em relação a uma população de cerca de 92 mil cães tem se estabilizado. A situação, no entanto, se agrava em bairros da capital, vistos de forma isolada. Em alguns deles a contaminação chega a até 40% de sua população canina enquanto em outros o índice é praticamente zero.

 

Segundo o gerente de Zoonozes, Romualdo Spíndola, a situação é preocupante nos bairros Angelim, Vila Irmã Dulce, Santa Maria da Codipi, região da Piçarreira e Pedra Mole. Romualdo Spíndola apela para a população no sentido de que ajude o poder público a combater o calazar para que a doença não ataque as pessoas já que ela é transmitida pela picada do mosquito que se alimenta com o sangue do animal contaminado. Este ano já houve vários óbitos causados por calazar humano.
 
Da  Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: