Cidadeverde.com

Museu de Arte Sacra é um atrativo para os apreciadores do segmento

Imprimir
  • Museu_AS_3.jpg ascom
  • Museu_AS_5.jpg ascom
  • Museu_AS_1.jpg ascom
  • Museu_AS_2.jpg ascom
  • Museu_AS.jpg ascom
  • Museu_AS_4.jpg ascom

O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório é um espaço voltado ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra, o mesmo está localizado no Centro da cidade de Teresina (PI), e neste período da Quaresma, e da chegada da Semana Santa tem sido uma boa opção de visitação para os cristãos. Ao todo, o museu conta com um acervo de quase 300 imagens sacras preservadas desde o século XVII até as mais atuais do século XXI, objetos litúrgicos de ritos católicos, indumentárias utilizadas por bispos e padres e ainda um mobiliário de época.

Além do acervo sacro, o Museu Dom Paulo Libório também conta com uma biblioteca que possibilita aos teresinenses o desenvolvimento de atividades educacionais e de pesquisa, além de espaço para exposições de artistas e para a realização de cursos.  Portanto, se você ainda não conhece, essa é uma ótima oportunidade para você conhecer de perto um pouco do nosso passado religioso, que é contado pelo acervo e pelos profissionais que lá atuam diariamente.

Um desses profissionais é o Adriano Batista, ele explica que o espaço é uma oportunidade não somente de as pessoas entenderem a evolução da igreja católica, tendo em vista, que desde a chegada dos portugueses em território nacional, a igreja esteve presente na construção identitárias, cultural, social e artística, mas também, conhecerem mais sobre a história de Teresina, levando em consideração que a casa foi construída nos primeiros 50 anos de construção da cidade e ainda está com sua arquitetura de época preservada. O coordenador, destaca ainda que o período da pandemia, afastou as pessoas dos centros de cultura e que o objetivo é fazer com que elas voltem a apreciar esses locais que são bastante ricos em cultura.

“Quando o visitante chega aqui, ele tem uma enorme variedade de temas que são contadas durante a visita, desde a evolução da igreja católica e da representatividade desse acervo para preservar a cultura, até o conhecimento da história da nossa cidade. Durante a pandemia, tivemos que nos adaptar e criamos exposições virtuais, tudo para que os teresinenses pudessem contar com essa ferramenta cultura e aliviar a mente, porém agora, já reabrimos o museu para visitação e esperamos que as pessoas possam vir aqui conhecer de perto nossas riquezas”, conta Adriano Batista.

O Museu Dom Paulo Libório é um espaço mantido com recursos da Prefeitura Municipal de Teresina, através das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Para saber mais sobre a agenda de exposições do museu, basta acessar o site cultura.pmt.pí.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.

Como visitar ?

O horário de visitação permitido é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, retornando às 13h e finalizando às 17h. É cobrada uma taxa simbólica de apenas R$2 reais, que é investido na própria manutenção do espaço e do acervo. O Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório fica localizado na R. Olavo Bilac, 1481 – Centro (Sul), Teresina – PI.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: