Cidadeverde.com

Dark Web: polícia prende suspeito de vender drogas sintéticas na internet

Imprimir

Fotos: PC

Operação Abissal prendeu nesta sexta-feira (3) uma pessoa suspeita de tráfico de drogas sintéticas na Dark Web. As prisões foram realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal após investigação realizada em parceria com a Polícia Civil do Piauí.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão expedidos pela Justiça do Estado do Piauí. O suspeito pelo crime mora no Distrito Federal e estaria utilizando a Dark Web para comercializar drogas sintéticas para diversas localidades do Brasil. Um segundo suspeito teve o mandado de prisão expedido, mas ele ainda não foi preso.

“A investigação da PCDF teve iniciou após a descoberta de um site especializado em vender drogas sintéticas dentro da respectiva plataforma da web. Restou confirmado, que após o recebimento do pagamento, a droga sintética era enviada de forma postal, pelos Correios, saindo do Distrito Federal com destino aos endereços de usuários/clientes”, informou a Polícia Civil.

Entre os locais onde a droga era enviada está o estado do Piauí, onde a polícia conseguiu interceptar uma mercadoria com drogas sintéticas na cidade de Teresina. A mercadoria veio com uma blusa, que tentava esconder a droga enrolada em um plástico.

De acordo com a Polícia Civil do DF, o principal investigado é um homem especializado na área de informática, que tem 25 anos e foi preso hoje na região do Recanto das Emas, no Distrito Federal.

No local da prisão, os investigadores apreenderam computadores e dispositivos informáticos ligados à comercialização de drogas.

O que é Dark Web

É classificada como uma parte da internet em que os sites não estão indexados e que só podem ser acessados por navegadores especializados, sendo geralmente utilizada por criminosos com o objetivo de dificultar a atuação policial.

No Brasil, a pena para quem pratica tráfico de entorpecentes pode ser de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa e está prevista no art. 33 da Lei 11.343/2006

Nome da operação

O termo faz alusão a seres vivos aquáticos que vivem na parte mais profunda dos oceanos, abaixo das águas superficiais que são iluminadas pelo sol. De igual modo, muitos criminosos atuam nas áreas de difícil monitoramento da internet, nas profundezas, não significando, no entanto, que estarão livres de qualquer ação de investigação.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais