Cidadeverde.com

Semcaspi faz atualização do CadÚnico para população de terreiro neste sábado (4)

Imprimir

Foto: Ascom/Semcaspi

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participará neste sábado, (4), de 8h às 17h, na zona Norte e na zona Sul, de Mutirão de Atualização Cadastral para as comunidades tradicionais de terreiros de Teresina. Os terreiros, que sediam os mutirões, estão localizados no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte; e na Vila Irmã Dulce, zona Sul da capital.

Os mutirões contam com a parceria, além da Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi; do Governo do Piauí, por meio do Piauí Conectado, SASC, SERES, SSP/PI e Suirpo; e também a Associação Nacional de Povos de Matrizes Africana e Ameríndia (ANPMA).

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcapi, a iniciativa é para aproximar o poder público da população de terreiro.
“A gestão busca promover a inclusão social e esta deve ser feita devidamente. As comunidades tradicionais de terreiros ao ser inserido no CadÚnico nas unidades de CRAS, enfrentam uma resistência de se identificar como população de terreiro. Esta dificuldade precisa ser trabalhada e a identificação precisa acontecer, a fim de promover a localização destas pessoas e as políticas públicas que elas necessitam”, explicou.

Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, comenta que tem sido necessário capacitação e orientações aos entrevistadores sociais dos CRAS.

“Esta ação foi totalmente planejada. No sábado passado, aconteceu em dois terreiros e neste em mais dois. Ações como esta, que aproxima os órgãos públicos de quem precisa deles, ajudam a sanar as limitações de acesso. A gente observa que a população de terreiro, no CRAS, ainda não se sente à vontade de se identificar como sendo do povo de terreiro, já nos espaços deles, se sentem mais seguros para se identificar devidamente. É importante destacar que os nossos entrevistadores estão todos orientados a preencher os dados corretamente, conforme o cadastro”, destacou.

SERVIÇOS OFERTADOS 

Os mutirões de atendimentos contarão com serviços do CadÚnico e a emissão de RG. Para quem pretende buscar atendimento é necessário levar os documentos, original e xérox, a seguir: RG; CPF; Comprovante de Residência; Certidão de Nascimento/Casamento; Título de Eleitor; e Carteira de Trabalho.

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais