Cidadeverde.com

Morre o cartunista Paulo Caruso aos 73 anos

Imprimir

 

 

O cartunista paulistano Paulo Caruso, 73, morreu na manhã deste sábado, 4, no Hospital Nove de Julho, na capital paulista, onde estava internado para tratar as complicações de um câncer no intestino. Caruso foi uma figura conhecida da cena underground paulistana, ao lado de outros desenhistas importantes como Jaguar, Angeli, Glauco, entre outros.

Gêmeo do também cartunista Chico Caruso, Paulo foi "um hippie" na juventude, como ele mesmo brincava. Cursou arquitetura na Universidade de São Paulo, mas nunca exerceu a profissão. A cena dos artistas, que se juntavam às noites no bar Riviera, na Consolação, o atraiu. Bem como a imprensa, começou no extinto Diário Popular a publicação de charges.

A ironia e acidez eram acompanhadas do humor. Publicou também em veículos lendários da imprensa alternativa, como O Pasquim, Movimento, entre outros. Foi também responsável, por anos, por uma página da revista Isto É.

Paulo Caruso, desde a estreia do programa, nos anos 1980, integrou a bancada do Roda Viva, da TV Cultura. Suas charges acompanhavam as reações dos entrevistados do programa, um dos mais longevos da televisão brasileira.

Lula divulga nota de pesar 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na manhã deste sábado, 4, uma nota de pesar pela morte do cartunista Paulo Caruso. "Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia a dia que constrói nossa história recente", trouxe o comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, acrescentando que o traço veloz e o humor do artista já são parte da memória nacional.

Lula salientou também que Caruso contribuiu com seu talento na luta pela democracia e por um País com direito à liberdade de expressão. "Meus sentimentos ao seu irmão, Chico, aos seus familiares, amigos e admiradores."

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais