Cidadeverde.com

DocTV lança documentários no Teatro 4 de Setembro

Imprimir
Será lançada no dia 4 de junho, a partir das 18h, no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, a Série DOCTV IV e DOCTV PIAUÍ II, resultado da quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV IV.
 

A Série DOCTV IV apresenta ao público telespectador uma série de 55 documentários, que será exibida na TV Antares sempre às quintas-feiras, às 23h, com reprise toda terça-feira, às 20h. São 55 semanas de documentários inéditos, um ano de programação construída pela Rede DOCTV IV em parceria com a produção independente de todo Brasil. No evento, lançaremos os dois filmes vencedores no Piauí: Divino Encanto, de Luciano Klaus, e O Retorno do Filho, vencedor do DOCTV PIAUÍ II, uma realização do Governo do Estado do Piauí e da TV Antares.
 
Ainda como parte da programação, lançaremos o filme Terra Tecida, de Juliana Campos, vencedor do DOCTV PIAUÍ I, produzida no âmbito do DOCTV III e realizada pelo Governo do Estado do Piauí e da TV Antares, além da parceria entre a TV Antares e a Escola Nórdica Biskops-Arnö.

Documentários

Os Documentários da Série DOCTV IV caminham em três direções, ora enfrentando os processos sociais contemporâneos, ora dialogando com a tradição, ora promovendo revisões históricas, quando não articulando duas dessas estratégias de abordagem em um mesmo documentário.
 

 

A Série de Documentários DOCTV IV é uma promessa de encontro das questões urgentes do país com o povo brasileiro, por meio do olhar de 55 documentaristas sobre suas realidades. Pois quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários.

Divino Encanto | Piauí (DOCTV IV)

Estréia: Quinta - 25 de junho de 2009 – 23h na (Rede de TV Pública)
Reprise:  Terça - 30 de junho de 2009 – 20h
O documentário aborda o misticismo que envolve os cantadores do Divino do sertão piauiense, um dos locais onde essa manifestação cultural e religiosa se mantém bastante presente como cultura no cotidiano dos moradores da região.


O Retorno do Filho | Piauí (Carteira Especial DOCTV PIAUÍ II – DOCTV IV)

Estréia: Quinta – 27 de maio de 2010 na Rede DOCTV

Reprise: Terça – 1º de junho de 2010 na Rede DOCTV

O Retorno do Filho é uma viagem de regresso a Amarante, no Piauí, feita pelo poeta e historiador Alberto da Costa e Silva. Amarante é o lugar onde nasceu o seu pai Da Costa e Silva [1885-1950], um dos poetas piauienses mais afinados com a sensibilidade popular. Um documentário sobre a continuidade: aquilo que foi do pai está no filho; mas, em certo sentido, o filho recria o pai. Neste sutil jogo, ambos saem engrandecidos em suas dimensões artísticas e humanas.


TERRA TECIDA | Piauí (Carteira Especial DOCTV PIAUÍ I – DOCTV III)

Terra Tecida retrata a realidade das rendeiras de Morros da Mariana, município piauiense localizado em Ilha Grande de Santa Isabel, Delta do Rio Parnaíba. O filme pretende revelar o modus vivendi sob o olhar e as particularidades que fazem o universo das rendeiras, mulheres que tecem suas vidas sobre as almofadas de renda de bilro.
 

Ficha Técnica

Duração: 52 minutos

Autor e Diretor: Juliana Campos

Co-produção: Juliana Campos | Art Vídeo Ltda. | TV Antares

Direção: Juliana Campos
 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: