Cidadeverde.com

Verstappen vence retomada da F1, e Alonso vai ao pódio no GP do Bahrein

Imprimir

A temporada 2023 da Fórmula 1 começou com vitória do atual bicampeão Max Verstappen e dobradinha da Red Bull, reafirmando o favoritismo de ambos em mais um ano na categoria.

O holandês dominou do início ao fim o Grande Prêmio do Bahrein, neste domingo (5). O mexicano Sergio Pérez, seu colega de equipe, também foi pouco incomodado durante a prova e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

Para diminuir a impressão de déjà vu em relação a 2022 e quebrar a monotonia na categoria, quem completou o pódio foi o veterano Fernando Alonso, 41, confirmando a expectativa criada pelo bom desempenho da Aston Martin na pré-temporada e nos treinos do fim de semana.

Este foi apenas o segundo pódio da equipe na história. A primeira vez havia sido com o segundo lugar do alemão Sebastian Vettel no GP do Azerbaijão, em 2021.

Neste domingo, o desempenho da Ferrari ficou abaixo do esperado, tendo em vista a dobradinha de Charles Leclerc e Carlos Sainz na segunda fila do grid de largada para o GP do Bahrein.

O monegasco largou bem e chegou a ocupar a segunda posição, mas abandonou a prova na volta 42, aparentemente com problemas elétricos ?vale lembrar que a equipe havia trocado a bateria e o controle eletrônico do carro de Leclerc antes da corrida.

Já Carlos Sainz não conseguiu segurar a terceira posição herdada do colega de escuderia e foi ultrapassado pelo compatriota Fernando Alonso na parte final da disputa.

Apesar dos holofotes voltados para Verstappen em seu início de caminhada pelo tricampeonato mundial, Alonso roubou parte do protagonismo e levou o prêmio de piloto do dia concedido pela organização.

O veterano largou na quinta colocação e fez uma corrida competitiva, levantando a torcida nas arquibancadas com pelo menos duas ultrapassagens emocionantes, sobre os britânicos George Russell e Lewis Hamilton (ambos da Mercedes).

"Terminar no pódio nesta primeira corrida do ano é incrível. E ter o segundo melhor carro nesta primeira corrida é simplesmente inacreditável", afirmou Alonso, que completava neste fim de semana os 20 anos de sua estreia na F1. O canadense Lance Stroll, companheiro do espanhol na Aston Martin, terminou a corrida em sexto.

Superado por Alonso em uma das manobras mais empolgantes da corrida, o heptacampeão inglês Lewis Hamilton cruzou a linha na quinta colocação. Seu colega de Mercedes, George Russell, foi o sétimo.

O GP do Bahrein de 2023 marcou as estreias oficiais de três pilotos como titulares de suas equipes.

O norte-americano Logan Sargeant (Williams) terminou na 12ª posição, e o holandês Nyck de Vries (AlphaTauri), na 14ª. Já o australiano Oscar Piastri (McLaren) teve problemas com o carro e não conseguiu concluir a corrida.

O francês Esteban Ocon (Alpine) foi outro que também não cruzou a linha de chegada, além do já mencionado Charles Leclerc (Ferrari).

A segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 está marcada para os dias 17, 18 e 19 de março, na Arábia Saudita.

Classificação do GP do Bahrein

1. Max Verstappen (HOL, Red Bull Racing RBPT) - 1.33.56.736
2. Sergio Perez (MEX, Red Bull Racing RBPT) - +11.987s
3. Fernando Alonso (ESP, Aston Martin Aramco Mercedes) - +38.637s
4. Carlos Sainz (ESP, Ferrari) - +48.052s
5. Lewis Hamilton (GBR, Mercedes) - +50.977s
6. Lance Stroll (CAN, Aston Martin Aramco Mercedes) - +50.977s
7. George Russell (GBR, Mercedes) - +55.873s
8. Valtteri Bottas (FIN, Alfa Romeo Ferrari) - +72.647s
9. Pierre Gasly (FRA, Alpine Renault) - +73.753s
10. Alexander Albon (THA, Williams Mercedes) - +89.774s
11.Yuki Tsunoda (JAP, AlphaTauri Honda RBPT) - +90.870s
12. Logan Sargeant (EUA, Williams Mercedes) - 1 volta 
13. Kevin Magnussen (DEN, Haas Ferrari) - 1 volta
14. Nyck De Vries (HOL, AlphaTauri Honda RBPT) - 1 volta
15. Nico Hulkenberg (ALE, Haas Ferrari) - 1 volta 
16. Guanzu Norris (CHN, Alfa Romeo Ferrari) - 1 volta 
17. Lando Norris (GBR, McLaren Mercedes) - 2 voltas 
Não completaram
18. Charles Leclerc (MON, Ferrari) - 0
19. Esteban Ocon (FRA, Alpine Renault) - 0
20. Oscar Piastri (AUS, McLaren Mercedes) - 0

Fonte: FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais